Feriados Santo Antônio do Amparo 2024 MG feriados da cidade

Feriados Santo Antônio do Amparo 2024: Santo Antônio do Amparo é daquelas cidades que tem um nome com história, uma história que mistura devoção religiosa e o acolhimento dos viajantes. Vamos lá, imagine só o cenário no início do século, onde a cafeicultura era a estrela do Vale do Paraíba em Minas Gerais. A região era cruzada por viajantes e tropeiros, e foi nesse contexto que a cidade ganhou sua denominação.

Feriados Santo Antônio do Amparo 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Santo Antônio do Amparo 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
12 DE JUNHO Feriado Municipal (Aniversário Santo Antônio do Amparo)
13 DE JUNHO Feriado Municipal (Dia de Santo Antônio)
15 DE AGOSTO Feriado Municipal
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
08 DE DEZEMBRO Feriado Municipal
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Minas Gerais (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Santo Antônio do Amparo

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Santo Antônio do Amparo 2024 cidade que está localizada em Minas Gerais, estado cuja sigla é MG.

Dois motivos foram responsáveis por batizar essa terra: o primeiro, claro, é o toque sagrado. A devoção a Santo Antônio de Pádua, tão forte na época, inspirou a construção de uma capela no ponto mais alto das terras de Manuel Ferreira Carneiro, conhecido como 'Jangada', o fundador do povoado que viria a se tornar Santo Antônio do Amparo.

Feriados Santo Antônio do Amparo MG

A segunda razão é prática e acolhedora. A região era, na época, habitada por índios, e o local servia como amparo aos viajantes que se aventuravam pelas terras até então selvagens. Duas minas d'água, cada uma em um lado, davam vida a uma planta chamada esporão, que se espalhava como uma trepadeira formando uma espécie de caramanchão. Era nesse ambiente que os viajantes reabasteciam seus cantis, faziam suas refeições e encontravam descanso para suas jornadas.

Feriado em Santo Antônio do Amparo

O pequeno povoado começou a surgir no bairro Areão, onde ainda hoje é possível encontrar duas das primeiras casas, modestas e feitas de pau-a-pique. Jangada chegou por volta de 1778 e, segundo a lenda, o nome Santo Antônio do Amparo teve sua primeira parte originada de uma promessa feita pelo filho de Jangada, José. A promessa foi feita a Santo Antônio quando um escravo desapareceu e, miraculosamente, reapareceu após uma visão do santo. Agradecido, José construiu a capela dedicada a Santo Antônio no ponto mais alto das terras, cumprindo assim sua promessa.

Próximo feriado em Santo Antônio do Amparo

Se falarmos do clima, Santo Antônio do Amparo é tropical de altitude, com um verão chuvoso e um inverno frio e seco. As geadas são mais tímidas, restritas a áreas baixas próximas a córregos. O relevo é marcado por terras onduladas e montanhas, as mais férteis, além de várzeas planas próximas a rios e córregos, ideais para o plantio de cereais e pastagens.

A hidrografia da cidade é privilegiada, com o município situado a mais de 100 metros de altitude, caracterizando-o como região de nascentes de cursos de água. O córrego da Lagoa e o córrego Tome Borges formam o Rio Amparo, um afluente do Rio Jacaré.

A vegetação é um reflexo direto do relevo, com regiões mais onduladas e montanhosas que antes eram florestas, hoje transformadas em pastagens e lavouras de café. O cerrado e os campos têm uma vegetação mais específica, com árvores características como sucupira, pau d'arco, barbatimão e castanha de macaco.

Além disso, a cidade procura manter viva a tradição com festas, eventos e artesanato local, promovendo e divulgando Santo Antônio do Amparo, mantendo viva a cultura e fortalecendo o turismo. Então, se você pensa em visitar, prepare-se para uma viagem ao passado, onde a devoção, a natureza exuberante e uma promessa cumprida moldaram essa cidadezinha mineira cheia de encanto e história.

DEIXE UM COMENTÁRIO