Feriados Nilópolis 2024 cidade feriados 2024 Nilópolis RJ

Feriados Nilópolis 2024: Localizada na Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, a cidade de Nilópolis possui uma história rica e diversificada. Fundada em uma área que incluía Nova Iguaçu, São João de Meriti e Caxias, foi parte integrante da capitania hereditária de São Vicente, pertencente a Martim Afonso de Souza em 1531. Mais tarde, foi dividida em sesmarias, doando grande parte a Braz Cubas, fundador de Santos em São Paulo.

Feriados Nilópolis 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Nilópolis 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Feriado Estadual (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
23 DE ABRIL Feriado Estadual (Dia de São Jorge)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
21 DE AGOSTO Feriado Municipal (Aniversário Nilópolis)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
20 DE NOVEMBRO Feriado Estadual (Dia da Consciência Negra)
08 DE DEZEMBRO Feriado Municipal
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Rio de Janeiro (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Nilópolis

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Nilópolis 2024 cidade que está localizada em Rio de Janeiro, estado cuja sigla é RJ.

Inicialmente, o território de Nilópolis era habitado pelos índios jacutingas que viviam na piaçaba de Jacutinga, cercados por limites que se estendiam pelo Rio Meriti, com 3.000 braças por costa do lombo do Salgado e 9.000 braças para dentro. Em 1621, a área que hoje é Nilópolis passou a pertencer a João Álvares Pereira, cuja fazenda se estendia até as fraldas do Gericinó, próxima à atual Nova Iguaçu. Foi neste mesmo período que foram construídos a Capela de São Matheus e os engenhos de açúcar e aguardente.

Feriados Nilópolis RJ

A história do local se entrelaça com São João de Meriti, sendo que em 1747, a capela de São Matheus foi elevada a matriz de São João de Meriti, dando origem à cidade. A fazenda atingiu seu ápice em 1779, sob a propriedade do alferes Ambrósio de Souza Coutinho, atingindo uma produção de 30 caixas de açúcar e 14 pipas de aguardente, com uma população de 50 escravos e sendo a mais importante da região.

Feriado em Nilópolis

Com o passar do tempo, a chegada da linha de trem da EFD Pedro II, em 1858, cortando a fazenda com destino a Queimados, e a influência do movimento abolicionista e do progresso das atividades econômicas, a população nativa foi abandonando o local. As terras foram vendidas para um grupo de capitalistas até serem adquiridas por João Alves Mirandela, um criador de cavalos e mulas, em 1900.

Próximo feriado em Nilópolis

Hoje, Nilópolis é uma cidade com um patrimônio histórico e cultural que merece ser valorizado. A Capela de São Matheus, que deu origem à cidade de São João de Meriti, é um dos seus maiores tesouros, além de vários outros prédios históricos, como o Colégio Estadual Sônia Pereira Pinto e o Centro Cultural de Nilópolis.

Nilópolis também é conhecida por suas raízes no samba. A escola de samba Beija-Flor de Nilópolis é uma das mais renomadas escolas de samba do Rio de Janeiro e do Brasil. Suas vitórias no Carnaval são motivo de orgulho para seus moradores e para todos aqueles que apreciam o samba.

Portanto, a história de Nilópolis é marcada pelos seus personagens, seu candomblé, suas raízes no samba e em suas atividades econômicas que permitiram o desenvolvimento da região. Uma cidade que merece ser visitada e celebrada, tanto pela sua rica história quanto por seu patrimônio cultural.

DEIXE UM COMENTÁRIO