Feriados Igarapé 2024 cidade feriados 2024 Igarapé MG

Feriados Igarapé 2024: A cidade de Igarapé é uma das mais importantes da região sudeste da Zona Metalúrgica e Campos das Vertentes de Minas Gerais. Com uma área total de 110 km² e uma população de mais de 31 mil habitantes, a cidade apresenta uma história rica e diversa, intimamente ligada à história do estado de Minas Gerais.

Feriados Igarapé 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Igarapé 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
01 DE MARÇO Feriado Municipal (Aniversário Igarapé)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
13 DE JUNHO Feriado Municipal (Dia de Santo Antônio)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Minas Gerais (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Igarapé

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Igarapé 2024 cidade que está localizada em Minas Gerais, estado cuja sigla é MG.

A história do município de Igarapé remonta ao século XVII, com as entradas e as bandeiras. Naquela época, os bandeirantes paulistas iniciaram o desbravamento do interior do país, descobrindo as primeiras jazidas de ouro em Minas Gerais. A população passou por grandes crises de fome, pois suas atividades voltavam-se apenas para a extração de metais e não para a produção de artigos de subsistência. A precariedade da produção de tais mercadorias na área mineradora provocou o crescimento da atividade dos tropeiros, que passaram a abastecer a região tanto com produtos de necessidade básica para a alimentação e para o trabalho, quanto com artigos de luxo procurados pelos novos ricos no auge do Ciclo do Ouro.

Feriados Igarapé MG

No ano de 1710, começou a formação do povoado primitivo de Igarapé. Com o passar dos anos, surgiu o nome de Pousada dos Tropeiros, pois era rota de passagem dos tropeiros que faziam o intercâmbio entre as áreas produtoras de artigos de subsistência e as zonas de mineração. Com a decadência da atividade mineradora no final do século XVIII, Minas Gerais tornou-se um importante centro agropecuário do Brasil, superando as antigas áreas de mineração da Província. Nesta época, Igarapé se constituía como um pequeno povoado conhecido como Barreiro, formado ao redor das fazendas Boa Vista, Duarte e Rego, reminiscências de alguma antiga sesmaria, e assim se manteve até o final do século XIX.

Feriado em Igarapé

Em 1917, Alexandre Nunes tornou-se legítimo dono das terras que ocupava na região onde é hoje o centro de Igarapé. Ele erigiu, com recursos próprios, uma capela primitiva consagrada a Santo Antônio, o que provocou um aumento significativo de residências ao redor do templo. A proliferação de estabelecimentos comerciais seguiu à afirmação dos moradores no povoado, atendendo as necessidades básicas da região. O desenvolvimento do pequeno povoado proporcionou ao lugarejo uma considerável melhoria nas condições de vida dos habitantes.

Próximo feriado em Igarapé

Em 1925, um novo templo foi edificado substituindo a capela improvisada de Alexandre Nunes, através da iniciativa de Antônio Alves Rodrigues e da contribuição de toda a sociedade com donativos e serviços. A igreja que hoje avistamos, foi feita em volta da anterior, teve sua construção iniciada em 1941 e foi inaugurada no início de 1947. A obra foi chefiada pelo senhor Miguel Henriques da Silva e contou com a colaboração dos fiéis.

No início da década de 1930, Barreiro contava com um número considerável de habitantes, mas não o suficiente para a elevação do povoado a distrito. A infraestrutura local também não se apresentava autosuficiente, sendo complementada por variados serviços de São Joaquim de Bicas. Nesta época, devido a disputas políticas entre o Padre Jacinto Pereira e a família Benjamim, em São Joaquim de Bicas, foi criado o distrito de Igarapé.

A criação do distrito permitiu um maior desenvolvimento da região, que se consolidou como uma importante localidade agropecuária e comercial. Com o tempo, Igarapé cresceu e se tornou município somente em 1962, sendo a emancipação oficializada no dia primeiro de março de 1963.

Hoje, a cidade de Igarapé é conhecida pela sua riqueza cultural, histórica e arquitetônica, que atrai turistas e visitantes de toda a região. Além disso, a cidade também oferece uma ampla variedade de serviços e comércios, tornando-se um importante centro econômico da região de Minas Gerais. Os igarapeenses, como são conhecidos os habitantes da cidade, são reconhecidos por sua hospitalidade e simpatia, recebendo bem todos que visitam a cidade.

DEIXE UM COMENTÁRIO