Feriados 2023 Guajará-Mirim: Guajará-Mirim - a cachoeira pequena que cresceu com a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Feriados Guajará-Mirim 2023

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
04 DE JANEIRO Feriado Estadual (Criação do estado)
20 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
21 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
22 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
07 DE ABRIL Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
10 DE ABRIL Feriado Municipal (Aniversário Guajará-Mirim)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
08 DE JUNHO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
18 DE JUNHO Feriado Estadual (Dia do evangélico)
06 DE AGOSTO Feriado Municipal
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
08 DE DEZEMBRO Feriado Municipal
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Rondônia (nacionais e estaduais).

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Guajará-Mirim 2023 cidade que está localizada em Rondônia, estado cuja sigla é RO.

Guajará-Mirim é um município do estado de Rondônia, localizado na margem direita do Rio Mamoré, na fronteira do Brasil com a Bolívia. Seu nome em tupi-guarani significa "cachoeira pequena", em referência a uma queda d'água que existia na região. Mas, apesar do nome modesto, sua história está diretamente ligada a um grande empreendimento: a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Feriados Guajará-Mirim RO

A ferrovia, que ligava as cidades de Porto Velho e Guajará-Mirim, foi construída no início do século XX para escoar a borracha produzida na região para os portos do Rio Madeira. Durante o ciclo da borracha, Guajará-Mirim era uma importante cidade, com uma grande atividade econômica e uma população diversificada, composta por brasileiros, bolivianos e imigrantes de várias nacionalidades.

Próximo feriado Guajará-Mirim

A construção da ferrovia foi uma tarefa hercúlea, que exigiu muita força e coragem dos trabalhadores. A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré atravessava áreas pantanosas, densas florestas e grandes rios, enfrentando vários desafios ao longo do caminho. Muitos trabalhadores morreram ou ficaram gravemente doentes durante a obra, mas o empreendimento foi concluído com sucesso em 1912.

Feriados em Guajará-Mirim

Após a conclusão da ferrovia, Guajará-Mirim se tornou um importante centro comercial e cultural, com um grande número de lojas, hotéis, teatros e igrejas. A cidade também se desenvolveu como centro agropecuário, com a produção de gado, leite, grãos e frutas.

Hoje, Guajará-Mirim é uma cidade tranquila, com cerca de 45 mil habitantes. A cidade é conhecida por sua arquitetura histórica, incluindo a igreja de Nossa Senhora do Seringueiro, o antigo hotel Guaporé e a estação ferroviária da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. A cidade também é um importante porto fluvial, com um grande fluxo de barcos que transportam passageiros e mercadorias para a Bolívia e outras cidades da Amazônia.

Feriados 2023 Guajará-Mirim

Apesar de seu passado glorioso, Guajará-Mirim enfrenta hoje vários desafios socioeconômicos, incluindo a pobreza, a falta de infraestrutura e o baixo nível educacional. Mas a cidade ainda guarda em si um grande potencial de crescimento e desenvolvimento, com suas riquezas naturais, sua história fascinante e sua localização estratégica na região amazônica.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Entrar na Área Restrita