Feriados Clevelândia 2024 cidade feriados Clevelândia PR

Feriados Clevelândia 2024: Localizada a cerca de 250 km de Curitiba, Clevelândia tem como base de sua economia a agropecuária. A cidade é conhecida pela produção de soja, milho, feijão e trigo, além de possuir um rebanho expressivo de gado bovino e suíno.

Feriados Clevelândia 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Clevelândia 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
28 DE JUNHO Feriado Municipal (Aniversário Clevelândia)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
08 DE SETEMBRO Feriado Municipal
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
19 DE DEZEMBRO Feriado Estadual (Emancipação política do Estado do Paraná)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Paraná (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Clevelândia

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Clevelândia 2024 cidade que está localizada em Paraná, estado cuja sigla é PR.

Vamos voltar lá para o século XVII, quando já se sabia da existência de vastos campos ao sul do Iguaçu. Esses campos, separados de Guarapuava por um sertão estreito, foram palco das primeiras expedições quando as bandeiras paulistas buscavam alcançar as regiões do Goyo-Eu (rio Uruguai) e atacavam as Missões do Uruguai.

Feriados Clevelândia PR

O ano de 1759 marca o início da demarcação de fronteiras, e a presença portuguesa na região de Palmas já era evidente. Diversas expedições foram organizadas para explorar o território e encontrar um caminho que ligasse os Campos de Guarapuava ao norte do Rio Grande do Sul. Mas foi só em 1839 que as bandeiras de Joaquim Teixeira do Santos e Pedro de Siqueira Côrtes, vindas de Guarapuava, desbravaram os Campos de Palmas, dando início à fundação de fazendas.

Feriado em Clevelândia

A coisa ficou meio acirrada entre os desbravadores, e em 1840, dois árbitros, Dr. João da Silva Carrão e José Joaquim Pinto Bandeira, vieram de Curitiba para resolver a pendenga. Dividiram as terras em disputa pelo ribeiro Caldeiras, ficando as terras de Pedro de Siqueira Côrtes para o oeste e as de Joaquim Ferreira dos Santos para o leste. O destino dava os primeiros sinais da futura Clevelândia.

Próximo feriado em Clevelândia

Mas a vida na região não era moleza. A Argentina queria ampliar seus domínios territoriais, e os indígenas não facilitavam as coisas. Em 1895, a Questão das Missões foi resolvida com a arbitragem do então presidente dos Estados Unidos, Grover Cleveland, que reconheceu a vasta região dos Campos de Palmas como território brasileiro.

A história de Clevelândia ganha mais contornos durante a Guerra do Paraguai, quando uma força da Guarda Nacional foi destacada para guarnecer a fronteira. O que eram alojamentos provisórios de soldados durante a guerra se transformaram, com o tempo, em habitações permanentes, dando origem ao Arraial.

Os clevelandenses, como são chamados os habitantes de Clevelândia, viram sua cidade crescer e se desenvolver. No início, o território se estendia de Palmas até Capanema, mas o município se consolidou na região de Palmas. A formação administrativa teve sua origem em 1884, quando a freguesia foi criada com o nome de Bela Vista de Palmas. Em 1892, tornou-se vila com o nome de Clevelândia, uma homenagem ao presidente americano Cleveland, que resolveu a tal Questão das Missões.

Ao longo dos anos, Clevelândia passou por mudanças administrativas, integrou o território federal do Iguaçu em 1943 e voltou ao estado do Paraná em 1946. Em 1951, o distrito judiciário de Bom Retiro foi criado e, mais tarde, se tornou o município de Pato Branco. Em 1960, Clevelândia perdeu alguns distritos, mas se manteve firme com os distritos de Clevelândia (sede), Coronel Firmino Martins e São Francisco de Sales.

Hoje, quem caminha pela Avenida Nossa Senhora da Luz está seguindo os passos dos desbravadores e colonizadores que, a partir dos anos 1940, vieram em busca de uma vida melhor para suas famílias, principalmente vindos dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Clevelândia, com sua história peculiar, é mais do que um ponto no mapa, é um capítulo vivo de desafios superados e crescimento constante, tudo embalado pela aura de uma decisão presidencial americana que definiu os rumos dessa cidade paranaense.

DEIXE UM COMENTÁRIO