Feriados Tapira 2024 lista da cidade feriados 2024 Tapira MG

Feriados Tapira 2024: Tapira é uma cidade situada na região do Alto Paranaíba, localizada no estado de Minas Gerais. Com cerca de 7 mil habitantes, a cidade tem uma história rica e interessante, que confunde-se com a de Sacramento e Araxá. Seu território está entre os núcleos que se formaram de um ponto principal que é Vila de Desemboque, berço de toda a civilização do Sertão da Farinha Podre (atual Triângulo Mineiro).

Feriados Tapira 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Tapira 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
20 DE JANEIRO Feriado Municipal (São Sebastião)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
01 DE MARÇO Feriado Municipal (Aniversário Tapira)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
08 DE JUNHO Feriado Municipal (Corpus Christi)
15 DE AGOSTO Feriado Municipal (Nossa Sra Abadia)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Minas Gerais (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Tapira

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Tapira 2024 cidade que está localizada em Minas Gerais, estado cuja sigla é MG.

Segundo a tradição oral, os índios Araxás eram os primitivos ocupantes da região dos planaltos de Araxá, de onde se desmembrou Tapira, que compreendia terras férteis, e escondia também metais e pedras preciosas. Cumprindo as determinações oficiais, foram desbaratados os Araxás, o que possibilitou a vinda dos colonizadores oriundos de São João Del Rey, São Bento do Tamanduá (atual Itapecerica), Pitangui e outros centros, dando origem à cidade de Tapira.

Feriados Tapira MG

Sua origem remonta-se aos idos de 1870, sendo considerado seu fundador Pedro Assunção e Sousa, também conhecido como “tio Pedro”. Pedro Assunção levantou um cruzeiro fincado em um morro da fazenda Capão Escuro, com ajuda de escravos e vizinhos. Aquele cruzeiro viria a ser marco inicial da fundação da atual cidade de Tapira, primeiramente denominada Arraial das Antas.

Feriado em Tapira

Ao pé da cruz, rezava-se o terço no primeiro domingo de cada mês assistido por pessoas vinda de toda a região. Como as terras eram férteis, inúmeros daqueles visitantes acabavam por fixar na região, construindo suas moradias e se dedicando às lidas agrícolas, isto no início do Século XX. A família Peres, tendo como chefes João e Manoel, veio a seguir, colaborando com Lázaro na expansão agrícola do território e no crescimento do Arraial das Antas, quando se tornou um distrito de Tapira em 1923, pertencendo ao município de Araxá. Em 1938, passou a pertencer ao município de Sacramento e, em 1962, foi emancipado como município de Tapira.

Próximo feriado em Tapira

A cidade de Tapira tem como principais fontes de riquezas na indústria de mineração, com beneficiamento de concentrado de fosfato, e na agricultura e pecuária. Sua economia é baseada na produção de grãos, como soja, milho e feijão, na criação de gado de corte e leiteiro, além da mineração.

Tapira é conhecida por preservar sua cultura e tradições, e por isso é um local turístico de grande valor histórico e cultural. Entre seus atrativos turísticos destacam-se a Festa do Rosário, a ser realizada em outubro, o Museu João Moreira de Curvelo, que tem um acervo de arte popular, e a Igreja de São Pedro Apóstolo, construída em estilo colonial.

O topônimo, Tapira, originou-se de Tapir (Anta), palavra de origem indígena, animal outrora existente em grande quantidade na região. O gentílico é Tapirense.

Em suma, Tapira é uma cidade histórica e encantadora, com riquezas culturais e naturais únicas, que precisam ser preservadas e valorizadas. A cidade é um exemplo de como é possível manter as tradições e, ao mesmo tempo, se modernizar e se desenvolver economicamente.

DEIXE UM COMENTÁRIO