Feriados São Mateus do Sul 2024 PR veja feriados da cidade

Feriados São Mateus do Sul 2024: São Mateus do Sul é uma cidade localizada na região sudeste do estado do Paraná, conhecida por sua rica história e pela diversidade cultural dos seus habitantes.

Feriados São Mateus do Sul 2024

Veja na tabela abaixo os feriados São Mateus do Sul 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
15 DE AGOSTO Feriado Municipal
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
21 DE SETEMBRO Feriado Municipal (Aniversário São Mateus do Sul)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
19 DE DEZEMBRO Feriado Estadual (Emancipação política do Estado do Paraná)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Paraná (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 São Mateus do Sul

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados São Mateus do Sul 2024 cidade que está localizada em Paraná, estado cuja sigla é PR.

A cidade surgiu como pouso e setor de apoio às bandeiras militares lançadas pelo governador da capitania de São Paulo, Dr. Luiz Antônio de Souza Botelhão Mourão, no século 18. O Tenente Bruno da Costa Figueiras, que liderava a Quarta Expedição com 25 homens, foi o primeiro a pisar nas terras de São Mateus em 1769.

Feriados São Mateus do Sul PR

Os primeiros habitantes da cidade foram nacionais, no ano de 1877. Em 1885, chegaram os alemães atraídos pela notícia da existência de petróleo na região. No ano de 1890, foi a vez dos poloneses chegarem em massa, cerca de 2000 famílias, provindas do Reino da Polônia.

Feriado em São Mateus do Sul

Os imigrantes passaram por muitas dificuldades no início, mas foram perseverantes e ajudaram a construir a cidade. Eles se estabeleceram em quatro colônias: Iguaçu, Taquaral, Cachoeira e Canoas.

Próximo feriado em São Mateus do Sul

A cidade se desenvolveu e em 1908 transformou-se em município a partir da lei 763 do dia 2 de abril. Em 1912, sua sede foi elevada a categoria de cidade e a partir de 1943, por decreto estadual, passou a chamar-se São Mateus do Sul.

A economia da cidade baseava-se inicialmente na agricultura e no extrativismo, principalmente da madeira e da erva-mate. Com o advento da navegação a vapor no Rio Iguaçu, São Mateus do Sul transformou-se em importante porto e centro comercial da região. Com o fim do ciclo da navegação do Rio Iguaçu, nos anos 50, iniciou-se um período de estagnação econômica. A retomada do crescimento ocorreu no final da década de 60, quando a Petrobras decidiu implantar uma usina experimental para o aproveitamento do xisto no município.

Atualmente a atividade econômica do município baseia-se numa agricultura moderna e diversificada, na pecuária, na produção e industrialização de erva-mate e madeira, na cerâmica, com a instalação de uma moderna unidade da INCEPA e na industrialização do xisto, onde são gerados insumos energéticos (gás, óleo, nafta, enxofre) e subprodutos de larga aplicação nos ramos químicos da construção civil e de fertilizantes.

Além das atividades econômicas, São Mateus do Sul oferece diversas opções de lazer e cultura para os seus habitantes e visitantes. A cidade possui o Museu do Xisto, que conta a história da extração do xisto na região e a Casa da Cultura, que abriga exposições e eventos culturais.

A cidade também é conhecida por suas festas tradicionais como a Festa do Imigrante, que celebra as tradições culturais dos imigrantes poloneses, e o São João, uma das maiores festas juninas da região.

São Mateus do Sul é um lugar agradável para se visitar ou morar, com uma paisagem cercada de montanhas e cachoeiras, e uma população acolhedora, que preserva a sua história e as suas tradições, para as futuras gerações.

DEIXE UM COMENTÁRIO