Feriados São João do Paraíso 2024 MG feriados da cidade

Feriados São João do Paraíso 2024: São João do Paraíso é um município localizado no estado de Minas Gerais, com uma história interessante e cheia de curiosidades. O município foi criado em 1994, mas sua história começa muito antes disso, quando havia prósperas fazendas às margens do rio Lajeado.

Feriados São João do Paraíso 2024

Veja na tabela abaixo os feriados São João do Paraíso 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Municipal (Aniversário São João do Paraíso)
01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
24 DE JUNHO Feriado Municipal
29 DE JUNHO Feriado Municipal
06 DE AGOSTO Feriado Municipal
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
01 DE NOVEMBRO Feriado Municipal
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Minas Gerais (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 São João do Paraíso

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados São João do Paraíso 2024 cidade que está localizada em Minas Gerais, estado cuja sigla é MG.

O lugar era propício para a lavoura e criação de gado, e havia várias fazendas bem próximas umas das outras. Era uma região bem habitada e merecedora de assistência do governo municipal. Foi por isso que em 20 de janeiro de 1948, por ocasião de uma reza de São Sebastião, estiveram ali o prefeito Virgolino Vasconcelos, o vice-prefeito Joaquim Pereira e outros acompanhantes provindos da cidade do Porto Franco.

Feriados São João do Paraíso MG

Durante a festa do Santo, mais de cem pessoas estavam ali, quando alguns fazendeiros reivindicaram a criação de uma escola naquele lugar. O prefeito prometeu a construção da escola de imediato, encarregando seu vice para promovê-la. Em São Luís, conseguiram uma pequena verba para a obra. Foi contratado o pedreiro Aurélio Gomes Pereira como empreiteiro e, nesse mesmo ano, a obra é iniciada: um salão bastante espaçoso, uma sala de recepção e dependência para duas professoras, uma construção sólida e bem acabada.

Feriado em São João do Paraíso

A inauguração do prédio escolar deu-se um ano depois do início de sua construção, no dia 20 de janeiro de 1949. A edificação e a inauguração daquela escola foram fatores preponderantes para o nascimento e o crescimento do lugar. Dois anos depois, já se podia mesmo sentir que o arraial de Paraíso se tornava um próspero povoado.

Próximo feriado em São João do Paraíso

Um episódio peculiar aconteceu na escolha do Santo padroeiro do então povoado Paraíso: de um lado do rio, o povo queria que o povoado ficasse sob a invocação e proteção de São Sebastião; do outro lado, a força maior opinava que São João Batista deveria ser o padroeiro. As divergências cresciam e as opiniões se chocavam, sem haver entendimento nem conciliação.

Frei João Pedro Maria de Boa Viagem mandou construir uma capela tosca, de palha de palmeira e taipa, a que chamavam de São Sebastião. A prefeitura encomendou e recebeu as duas imagens dos santos venerados. Marcou-se a data da entrega dos santos no dia 25 de maio de 1950. Uma turma muito grande de caleiros, acompanhando o padre e demais autoridades, levando os dois padroeiros, foram recebidos por mais de cem cavaleiros de Paraíso, todos em montaria, antes da entrada do povoado. Ao chegar, os santos foram retirados da embalagem e benzidos ritualisticamente pelo vigário.

As comemorações festivas duraram três dias consecutivos. A rivalidade não morreu. Em junho do mesmo ano, os moradores do outro lado do rio vieram em procissão e levaram São João para a parte principal do povoado, e o primeiro festejo de São João começou naquele ano.

Atualmente, São João do Paraíso é um município pequeno, mas com uma história rica e cheia de fatos curiosos. A cidade é cercada de natureza e belas paisagens, sendo um ótimo local para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. É possível fazer trilhas, passeios de bicicleta ou simplesmente caminhar pelas ruas da cidade.

Além disso, a cidade oferece opções gastronômicas bem interessantes, como o bar e restaurante Tio Pepe, que funciona desde 1962 e é conhecido por seus pratos deliciosos e ambiente acolhedor.

Para quem gosta de história e curiosidades, São João do Paraíso é o local ideal. A cidade tem uma história interessante e repleta de fatos curiosos, que valem a pena serem explorados.

DEIXE UM COMENTÁRIO