Feriados Ronda Alta 2024 cidade feriados 2024 Ronda Alta RS

Feriados Ronda Alta 2024: Ronda Alta é uma cidade do Rio Grande do Sul que teve sua origem no final do século XIX com a passagem de tropeiros que traziam gado bovino e muar da Argentina e Região das Missões até Sorocaba, em São Paulo, orientados pela linha telegráfica que ligava o sul do país com o Estado paulista. Por causa da abundante pastagem e das duas sangas que convergiam para o mesmo lugar, formando uma espécie de cercamento natural, esse lugar passou a ser escolhido pelos tropeiros para soltar seus animais, bastando fazer a “Ronda” no “Alto”, para que eles não escapassem.

Feriados Ronda Alta 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Ronda Alta 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
02 DE FEVEREIRO Feriado Municipal
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
25 DE JULHO Feriado Municipal
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
20 DE SETEMBRO Feriado Estadual (Dia do Gaúcho)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
26 DE DEZEMBRO Feriado Municipal (Aniversário Ronda Alta)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Rio Grande do Sul (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Ronda Alta

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Ronda Alta 2024 cidade que está localizada em Rio Grande do Sul, estado cuja sigla é RS.

Inicialmente, o local chamava-se Rondinha do Campo, mas para diferenciar de Águas da Rondinha - que estava dando confusão com as correspondências - e pelo fato de os tropeiros fazerem a Ronda do Alto, passou a chamar-se Ronda Alta. Os primeiros moradores fixaram residência ali por volta de 1904 e, em meados desse ano, Antônio Severiano dos Santos começou a colonização das terras da região. As terras de Antônio Severiano dos Santos foram vendidas sucessivamente a outras pessoas até a construção de um galpão “Casa de Pastos” que serviu de abrigo aos animais dos tropeiros.

Feriados Ronda Alta RS

O crescimento aconteceu a partir de 1928 com a chegada de Sr. Luiz Beux e sua esposa, vindos de Tapera, que montaram a primeira indústria, uma ferraria, seguidos por Miguel Beux e sua esposa, que montou a primeira carpintaria. Bruno Kerber chegou com colonização alemã na área que, hoje, situa-se o Passo da Entrada, enquanto em 1929, na Linha Divisória, antiga Linha Bosa, chegaram os descendentes de italianos. Em 1931, chegou o Sr. Elias Danschi, ferreiro de profissão, e em 1932, um bodegueiro de sobrenome Marcello.

Feriado em Ronda Alta

Em 1938, o Sr. Mose Míssio fez o primeiro loteamento urbano de Rondinha do Campo, dando início à urbanização. Naquele tempo, o povoado pertencia a Passo Fundo e, com a emancipação de Sarandi, passou a pertencer ao distrito de Águas da Rondinha. A formação étnica passou a contar com italianos, alemães, caboclos, índios, da região de Estrela, Guaporé e Ijuí.

Próximo feriado em Ronda Alta

A primeira capela foi instalada na Linha Bosa com a ajuda da família Beux, bem como um dos primeiros geradores de energia elétrica. O Sr. João Casalli instalou uma sapataria, o Sr. Aquilino Gavioli construiu um hotel e uma rodoviária, juntamente com o Sr. Nicoletti. O antigo padroeiro era “São Jorge”, cuja comemoração durava cerca de dois dias, e a festa de São João também era celebrada com bailes com gaitas e as “mesadas para inocentes” eram frequentes, envolvendo toda a comunidade.

O primeiro rádio chegou em 1938, com o Sr. Pimentel e, depois do automóvel de pedal trazido por Juvêncio Rodrigues, Bruno Kerber trouxe o Ford 17, causando grande curiosidade a todos. Em 13 de dezembro de 1959, a capela de São Jorge foi elevada à categoria de Paróquia, tendo seu primeiro vigário Pe. Wolgang Grabasch. A partir de 02 de janeiro de 1967, a Paróquia passou a ser de Nossa Senhora dos Navegantes.

Em 1949, Ronda Alta tornou-se um distrito pela Lei Municipal n.º 103, que desmembrou território dos distritos de Sarandi, Rondinha e Constantina subordinado ao município da região. Desde então, a cidade tem crescido e passado por transformações urbanas, culturais e sociais. Com a riqueza de sua história e diversidade étnica, Ronda Alta é um lugar para se conhecer e explorar.

DEIXE UM COMENTÁRIO