Feriados 2023 Porto Firme: Porto Firme é uma cidade pequena e aconchegante localizada no estado de Minas Gerais, com aproximadamente 9.000 habitantes, segundo dados do IBGE de 2020. Sua história se inicia com os exploradores comandados pelo paulista João de Siqueira Afonso, que se estabeleceram na região no final do século XVII, com a finalidade de explorar o ouro. Com a escassez desse metal, os moradores intensificaram a prática da agricultura, consolidando assim o povoado.

Feriados Porto Firme 2023

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
20 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
21 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
22 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
07 DE ABRIL Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
08 DE JUNHO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
18 DE AGOSTO Feriado Municipal (Aniversário Porto Firme)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Minas Gerais (nacionais e estaduais).

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Porto Firme 2023 cidade que está localizada em Minas Gerais, estado cuja sigla é MG.

Inicialmente chamado de Tapera, acredita-se que essa denominação tenha se originado das construções rústicas que abrigaram os primeiros moradores. Posteriormente, o povoado passou a ser chamado de Porto Seguro e, por fim, de Porto Firme. Acredita-se que o Rio Piranga, afluente do Rio Doce, tenha desempenhado um importante papel como via de acesso à região, tendo sido o povoado de Tapera um porto fluvial. Daí, as futuras denominações que receberia o povoado e, depois, a cidade.

Feriados Porto Firme MG

O desenvolvimento da cidade se deu desde o final do século XVII, pertencendo inicialmente ao município de Piranga. Em 1923, a Lei nº 843 criou o distrito de Porto Seguro, ainda pertencente a Piranga. Já em 1953, o decreto Lei nº 1039 elevou o distrito com o nome de Porto Firme, sendo, então, este ano o da emancipação político-administrativa do município.

Próximo feriado Porto Firme

Hoje, Porto Firme é uma cidade tranquila, com ruas estreitas e belas igrejas, paisagens naturais deslumbrantes, como a Pedra do Elefante e as grutas, favorecendo o turismo religioso e ecológico, assim como a agricultura e pecuária, que são as principais atividades econômicas da região.

Feriados em Porto Firme

A cultura local é bastante diversificada, com destaque para as festas e eventos religiosos que acontecem durante todo o ano, como a Festa de São Sebastião, padroeiro da cidade, e a Semana Santa, que atraem muitos visitantes. Além disso, a cidade possui um rico patrimônio histórico e cultural, como o Casarão da Fazenda do Salto, que remonta ao século XVIII, a Capela de Santa Rita, do século XIX, e a Igreja Matriz de São Sebastião, construída em 1750.

Judiciariamente, o município de Porto Firme continua subordinado à Comarca de Piranga. Em termos de infraestrutura, a cidade possui diversas escolas estaduais e municipais, além de posto de saúde e hospital.

Feriados 2023 Porto Firme

E assim, Porto Firme, que já foi um pequeno povoado de exploradores de ouro, hoje é uma cidade acolhedora, com uma história rica em beleza natural e cultura, que atrai visitantes de todos os cantos do país em busca de tranquilidade, contato com a natureza e muito mais.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Entrar na Área Restrita