Feriados Porto Estrela 2024 cidade feriados Porto Estrela MT

Feriados Porto Estrela 2024: Localizada no estado de Mato Grosso, Porto Estrela é uma cidade com forte presença histórica. Seu nome tem como origem lendas contadas pelos moradores mais antigos do lugar, e suas raízes históricas se perdem no tempo.

Feriados Porto Estrela 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Porto Estrela 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
20 DE NOVEMBRO Feriado Estadual (Dia da Consciência Negra)
19 DE DEZEMBRO Feriado Municipal (Aniversário Porto Estrela)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Mato Grosso (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Porto Estrela

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Porto Estrela 2024 cidade que está localizada em Mato Grosso, estado cuja sigla é MT.

A cidade tem um passado ligado à expansão econômica e cultural do município de Cáceres. No final do século XIX, Cáceres era o maior ponto de referência para a exportação da ipecacuanha, uma planta conhecida por suas excelentes propriedades medicinais. Porto Estrela era um lugar próspero, visto que a poaia, como era chamada a ipecacuanha, era muito abundante na mata virgem da região. A poaia era um meio de vida para os moradores, e a cidade chegou a ocupar a segunda posição na pauta das exportações mato-grossenses.

Feriados Porto Estrela MT

Outro ramo do extrativismo vegetal que atraía aventureiros para a região era a borracha. Havia muitas seringueiras na área, além de madeiras de lei. Essa atividade intensificou-se com a chegada à região de José Inácio, Ângelo e Manoel Castilho, vindos de Cáceres com o objetivo de explorar a extração de madeiras de lei como o mogno, o ipê, o jatobá e o cedro, entre outras. O transporte dessas madeiras era feito por via fluvial, através do Rio Paraguai, até Cáceres. Com o passar dos anos, entretanto, as reservas nativas de madeira foram se esgotando e a atividade madeireira foi diminuindo.

Feriado em Porto Estrela

Porto Estrela teve sua denominação simplificada a partir do denominativo Porto das Estrelas. Há diversas versões que explicam a origem do nome. Uma delas conta que na beira do Rio Paraguai residiam duas donzelas de inigualável beleza, chamadas de “estrelas” pelos navegadores que passavam pelo local. Outra versão conta que o nome veio do reflexo das pedras brancas do lugar, que batidos pelos raios solares ou pela luz noturna da lua cheia, produzia um efeito com aparência de estrelas.

Próximo feriado em Porto Estrela

O povoado que deu lugar ao município de Porto Estrela foi formado em 1800, às margens do Rio Paraguai. Os primeiros nomes que a história registrou como seus primeiros habitantes foram Maria Luzia, Pedro Pinto e André. Em 1900, Antônio da Costa, sua esposa Maria Benedita da Costa e os irmãos Pedro Santiago da Costa e mais sua mulher Felismina Costa, fixaram residência às margens do histórico rio. Dedicaram-se à criação de gado e agricultura de subsistência. Posteriormente, a poaia e a madeira movimentaram a economia local.

Porto Estrela só conseguiu sua emancipação política em 1991, com a Lei Estadual n.º 5901, de 19 de dezembro. Hoje, é um município que se destaca por sua rica história e presença cultural. Os visitantes podem aproveitar o passeio ao município vizinho, Barra do Bugres, para aprender mais sobre a história da cidade, visitar o Museu Municipal da cidade vizinha e conhecer um pouco mais sobre suas raízes.

DEIXE UM COMENTÁRIO