Feriados Pinhal Grande 2024 cidade feriados Pinhal Grande RS

Feriados Pinhal Grande 2024: Pinhal Grande é uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, com mais de 800 propriedades rurais e uma área de 474,80 km². O município é parte da 4ª colônia de imigração italiana e é composto por descendentes de italianos, portugueses e espanhóis.

Feriados Pinhal Grande 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Pinhal Grande 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
20 DE MARÇO Feriado Municipal (Aniversário Pinhal Grande)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
25 DE JULHO Feriado Municipal
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
20 DE SETEMBRO Feriado Estadual (Dia do Gaúcho)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
08 DE DEZEMBRO Feriado Municipal
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Rio Grande do Sul (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Pinhal Grande

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Pinhal Grande 2024 cidade que está localizada em Rio Grande do Sul, estado cuja sigla é RS.

A economia de Pinhal Grande está baseada nas atividades primárias da agricultura e da pecuária, sendo os principais produtos cultivados a soja, o milho, o feijão, o fumo, a aveia e a mandioca. Na pecuária, destaca-se o gado bovino, e na produção animal, a criação de jundiás e carpas chinesas. Além disso, a produção de vinho alcança 200.000 garrafas pro safra, e a fabricação de cachaça e garapa da cana-de-açúcar também se destaca. O setor industrial conta com fábrica de embutidos, esquadrias e móveis, além da indústria de laticínios Parlacto, que produz queijos e manteigas.

Feriados Pinhal Grande RS

A parte urbana da cidade concentra cerca de 30% da população, enquanto a maioria, cerca de 70%, vive no campo. A administração pública tem investido para fixar o homem do campo em seu meio, visando sua permanência e fortalecendo a economia local.

Feriado em Pinhal Grande

Um dos marcos da região é a hidroelétrica de Itaúba, construída no Rio Jacuí entre 1972 e 1978. Com quatro geradores e 500 megawatts de potência, é considerada a maior usina instalada no Rio Jacuí. A barragem tem 97 metros de altura e uma área alagada de 13.800 quilômetros quadrados. Além de gerar energia, a usina é um atrativo turístico. A abertura de suas comportas proporciona um espetáculo de grande beleza para o público.

Próximo feriado em Pinhal Grande

A exploração do potencial turístico de Pinhal Grande tem avançado progressivamente. Sua paisagem marcada pela presença de diversos cursos d'água, como arroios e o Rio Jacuí, proporciona várias belezas naturais, com destaque para as cascatas. Pinhal Grande faz parte do consórcio de desenvolvimento sustentável da região CONDESUS, juntamente com 8 municípios da região da 4ª colônia de imigração italiana. Os projetos e ações nas diferentes áreas são tratados em conjunto, inclusive o projeto de desenvolvimento do turismo da 4ª colônia. O passeio de barco no paga peão no lago da barragem de Itaúba, a trilha do pororó e a visita no museu municipal são alguns dos roteiros oferecidos aos turistas que queiram visitar Pinhal Grande.

A cidade possui uma história rica, com registro da presença de tribos indígenas, entre elas, os Tapes. Os jesuítas foram os primeiros homens brancos a chegar até aqui. Vinham catequizar os índios e atuar na criação de gado utilizando a mão de obra indígena. O domínio português intensificou a exploração destas terras. Por volta de 1813, o curitibano João Gonçalves Padilha e seu irmão José Maria Gonçalves Padilha, realizavam o comércio de potros, cavalos e muares entre esta região e São Paulo.

Pinhal Grande é uma cidade que preserva a tradição dos imigrantes italianos, mesclada com o desenvolvimento tecnológico. Com sua economia baseada na agricultura e na pecuária, a cidade busca a diversificação e o fortalecimento do turismo. Com sua beleza natural e cuidado com sua história, Pinhal Grande apresenta potencial para se tornar um destino turístico importante no Brasil.

DEIXE UM COMENTÁRIO