Feriados Paty do Alferes 2024 RJ veja feriados da cidade

Feriados Paty do Alferes 2024: Paty do Alferes é uma cidade localizada no interior do estado do Rio de Janeiro, com cerca de 35 mil habitantes. A cidade tem uma história rica que remonta aos anos 1700 e 1725, quando o sertanista Garcia Rodrigues Paes Leme se dirigia a Minas Gerais e passou por um local conhecido como 'Roça do Alferes', propriedade do Alferes Leonardo Cardoso da Silva. Ali havia uma grande plantação da palmeira patis, que combinada com a patente do alferes, resultou no nome Paty do Alferes.

Feriados Paty do Alferes 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Paty do Alferes 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Feriado Estadual (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
23 DE ABRIL Feriado Estadual (Dia de São Jorge)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
20 DE NOVEMBRO Feriado Estadual (Dia da Consciência Negra)
08 DE DEZEMBRO Feriado Municipal
15 DE DEZEMBRO Feriado Municipal (Aniversário Paty do Alferes)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Rio de Janeiro (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Paty do Alferes

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Paty do Alferes 2024 cidade que está localizada em Rio de Janeiro, estado cuja sigla é RJ.

As terras de Paty do Alferes sempre foram férteis e acolheram inicialmente o plantio da cana-de-açúcar, mas um século depois, o café viria a brotar e fazer nascer uma aristocracia rural formada por nobres intimamente ligados à Corte. Paty do Alferes se mantém até hoje como um importante produtor agrícola, sendo o maior produtor de tomates do estado e o terceiro do Brasil.

Feriados Paty do Alferes RJ

Em 1838, Paty do Alferes foi palco de um dos mais importantes levantes de negros do estado do Rio de Janeiro, liderado por Manoel Congo, que fez tremer os sólidos alicerces do regime escravocrata fluminense. A Fazenda Freguesia, notabilizada pela fuga de Manoel Congo, voltaria à cena, em 1965, pelas mãos do Embaixador Paschoal Carlos Magno. A Aldeia de Arcozelo foi criada aliando a arquitetura original da sede da Fazenda com adaptações de outros prédios para a formação do maior núcleo cultural da América do Sul.

Feriado em Paty do Alferes

Não é apenas na produção agrícola e na história que Paty do Alferes se destaca. A cidade é o berço do imortal Joaquim Osório Duque-Estrada, autor da letra do nosso Hino Nacional. Anualmente é realizada a Festa do Tomate, um dos grandes acontecimentos do interior do estado do Rio de Janeiro.

Próximo feriado em Paty do Alferes

O desenvolvimento urbano de Paty do Alferes foi limitado por causa da centralização política em Vassouras, mas a cidade foi emancipada em 1987 e hoje tem estrutura para receber turistas em busca de história, cultura e natureza. Com a Serra do Mar ao fundo e o verde das plantações como cenário, é possível fazer passeios históricos pelo centro da cidade, visitando a igreja de Nossa Senhora da Conceição, o Museu Municipal e o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. Já na área rural, é possível conhecer as fazendas históricas, entre elas a Fazenda Freguesia e a Fazenda do Secretário, além de fazer trilhas, cavalgadas e outros passeios em contato com a natureza.

Paty do Alferes é um destino que alia história, cultura, natureza e gastronomia (destaque para o tomate, é claro!). Vale a pena conhecer essa cidade que tem tanto a oferecer e é um importante ponto na história do estado do Rio de Janeiro.

DEIXE UM COMENTÁRIO