Feriados Marau 2024 lista da cidade feriados 2024 Marau RS

Feriados Marau 2024: Localizada no estado do Rio Grande do Sul, a cidade de Marau tem uma história interessante. Desde o seu início, em uma aldeia indígena chamada “Mayrahú”, até a construção de uma refinaria de querosene e celulose em meados do século XIX, a cidade tem muitas histórias para contar.

Feriados Marau 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Marau 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
28 DE FEVEREIRO Feriado Municipal (Aniversário Marau)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
20 DE SETEMBRO Feriado Estadual (Dia do Gaúcho)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Rio Grande do Sul (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Marau

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Marau 2024 cidade que está localizada em Rio Grande do Sul, estado cuja sigla é RS.

Tudo começou em 1705, quando os frades capuchinhos italianos descobriram a aldeia “Mayrahú”, que significa “Luz do Sol ao Amanhecer” na língua indígena. A tribo local era chamada de “Mayra”, mas não se sabe a época exata do seu descobrimento.

Feriados Marau RS

A partir da construção da “Estrada da Nação”, pelo bandeirante João Gonçalves da Costa, a região começou a ter mais movimento, graças ao contrabando do “Quinto de Ouro”, que era transportado pela estrada. Foi nesse período que surgiu o Povoado dos Funis, que foi responsável pela bifurcação da estrada para Camamu e Vila de Barra do Rio de Contas, hoje cidade de Itacaré.

Feriado em Marau

Com o objetivo de dificultar o contrabando pela estrada, a cidade de Vitória da Conquista foi edificada em um local conhecido como “Ressaca”. Assim, a aldeia de Mayrahú foi registrada para pagamento de impostos, o que acabou dando origem à criação da Freguesia de São Sebastião de Mayrahú, em 1718.

Próximo feriado em Marau

Em 1756, a sede da Freguesia tinha 26 fogos e mais de 1.100 pessoas de comunhão. Já em 1761, a freguesia foi elevada à categoria de vila e passou a ser chamada de Vila de Mayrahú.

O auge da cidade ocorreu com a instalação da usina de destilação de querosene e extração de xisto betuminoso, pela Companhia Internacional de Marau, em meados do século XIX. A usina chamava-se João Branco e foi construída às margens do Rio Marau.

A usina tinha todos os requisitos de uma grande refinaria e custou à Coroa Inglesa cerca de 600 mil libras esterlinas. Empregou cerca de 500 operários e possuía uma estrada interna por onde rodavam duas locomotivas. Na usina, além do querosene, eram fabricadas velas de espermacete, sabão, ácido sulfúrico e papel encerado.

Entretanto, a greve dos operários e os consequentes crimes que isso gerou levaram a falência da usina. Mesmo Mister Grant, dono da companhia, tendo disparado um tiro contra um operário, que acabou morrendo, ele foi absolvido mas preferiu fechar a fábrica e retirar-se da Bahia por conta das agitações políticas e sociais da época.

Hoje, as ruínas da fábrica e os trilhos da ferrovia ainda estão perto da área conhecida como João Branco. A cidade de Marau continua a ser um importante centro econômico do Rio Grande do Sul, com destaque para a agropecuária e a indústria têxtil. Além disso, a cidade oferece diversas opções de lazer para os visitantes, como o Parque Municipal Lauro Ricieri Bortolon e a igreja Nossa Senhora da Saúde.

DEIXE UM COMENTÁRIO