Feriados 2023 Juarina: Juarina: uma cidade tocantinense que nasceu da luta pelos direitos da terra

Feriados Juarina 2023

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
20 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
21 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
22 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
18 DE MARÇO Feriado Estadual (Autonomia do Estado)
07 DE ABRIL Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
08 DE JUNHO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
08 DE SETEMBRO Feriado Estadual (Padroeira do Estado)
05 DE OUTUBRO Feriado Estadual (Criação do estado)
12 DE OUTUBRO Feriado Municipal (Aniversário Juarina)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Tocantins (nacionais e estaduais).

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Juarina 2023 cidade que está localizada em Tocantins, estado cuja sigla é TO.

Juarina é um município situado na Mesorregião Ocidental do Tocantins e na Microrregião de Miracema do Tocantins, possuindo as seguintes coordenadas geográficas: 08° 07? 10? de latitude e 49° 03? 53? de longitude. Sua altitude é de 180 metros e a cidade fica localizada a 390 Km da capital Palmas e a 1242 Km de Brasília.

Feriados Juarina TO

Até 1991, a região onde hoje se encontra a cidade de Juarina era a sede da Fazenda Juarina, propriedade do Senhor Carlitão. A dificuldade de acesso e a distância das cidades vizinhas fez com que os habitantes da fazenda e outros que vieram de outras localidades, ocupassem terras dentro da área da fazenda, com o intuito de sensibilizar as autoridades para regularizar sua situação.

Próximo feriado Juarina

Com muita luta, os moradores conseguiram a divisão da fazenda em pequenas glebas e assim consolidaram suas moradias, melhorando as condições de vida de suas famílias. Foi fundada então a primeira escola, ainda na zona rural, com o nome de Escola Municipal Menino Jesus, tendo como primeira professora Elizamar Ribeiro Rodrigues, uma das fundadoras da cidade.

Feriados em Juarina

A partir de 1991, os moradores próximos à sede da fazenda resolveram formar um povoado. José Pereira da Silva (Petico), Osmar Ribeiro de Souza, Elizamar Ribeiro Rodrigues (professora), José Dário de Alencar, João Rodrigues de Paula (pastor evangélico), Ademar da Silva Machado e Cícero Abílio foram os principais idealizadores desse movimento. Com isso, a cidade foi criada através do Art. 18 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, sendo desmembrada do município de Couto de Magalhães, tornando-se autonomia política e administrativa através da Lei n° 251 de 20/02/1991, a qual definiu seus limites e confrontações. O topônimo vem da Fazenda Juarina, que recebeu esse nome pelo Rio Juarí, localizado próximo à cidade.

A festa em louvor a Nossa Senhora da Aparecida é comemorada de 03 a 12 de outubro em Juarina. O município foi instalado em 01/01/1993, tendo como primeiro prefeito eleito Cícero Alves da Costa e vice-prefeito Rafael Saraiva da Rocha.

Feriados 2023 Juarina

Hoje, Juarina é uma cidade em pleno desenvolvimento econômico e social, com atividades baseadas na agricultura, pecuária, extrativismo e comércio, além de ter uma população em torno de 2.000 habitantes.

Juarina é um exemplo de como a luta pelo direito à terra é fundamental para o desenvolvimento das cidades e para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes. Com uma história de muita força, resistência e união, a cidade tem muito a oferecer e muitas histórias a contar.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Entrar na Área Restrita