Feriados Jaguaquara 2024 cidade feriados 2024 Jaguaquara BA

Feriados Jaguaquara 2024: Jaguaquara é uma cidade situada no estado da Bahia, conhecida por sua história e prosperidade. Sua história começa em 1840, quando a cidade era uma fazenda chamada 'Toca da Onça'. Pertencente a Manoel Esteves de Souza, a fazenda foi inventariada após a morte de sua mulher, Maria Tereza de Jesus. Com a partilha de bens, a fazenda passou para as mãos de Manoel Inácio Barreto e sua esposa Maria Cândida de Jesus, filha do casal anterior.

Feriados Jaguaquara 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Jaguaquara 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
18 DE MAIO Feriado Municipal (Aniversário Jaguaquara)
24 DE MAIO Feriado Municipal
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
24 DE JUNHO Feriado Municipal
02 DE JULHO Feriado Estadual (Independência da Bahia)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Bahia (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Jaguaquara

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Jaguaquara 2024 cidade que está localizada em Bahia, estado cuja sigla é BA.

Após a morte de Manoel Inácio e sua esposa, a fazenda passou para as mãos de sua filha Maria Francisca de Jesus, registrada pelo seu tutor em 1858. Posteriormente, a fazenda foi vendida para Fortunato Coelho & Cia e sucedida pela firma Pinho Avelar & Cia, que juntamente com Antônio Gomes Pita, organizou uma sociedade comercial com a denominação de Gomes Pita & Cia na sede da fazenda Toca da Onça. Essa firma extinguiu-se em 1895, com o falecimento do sócio Antônio Gomes Pita.

Feriados Jaguaquara BA

Em 1896, Fortunato Pinho Avelar & Cia e Guilherme Martins do Eirado e Silva fundaram a Guilherme Silva & Cia, uma sociedade mercantil sediada na fazenda Toca da Onça. O casal Guilherme Martins do Eirado e Silva e Maria Luzia de Souza e Silva foram batalhadores incansáveis para a criação do município de Jaguaquara. Na sede da fazenda existiam três casas: uma residência que mais tarde foi doada pelo coronel Guilherme às Franciscanas Imaculatinas e se tornou o Colégio Luzia Silva; uma de negócio com depósitos, dependências de empregados e rancharia para viajantes, demolida para construir a atual Praça J. J. Seabra; e uma casa conhecida como 'casa de farinha', reformada e que pertenceu ao Deputado Federal Dr. Menandro Minahim.

Feriado em Jaguaquara

Em 1901, foi revalidado o contrato social da Guilherme Silva & Cia, agora, integrando a firma Fortunato Pinho Avelar & Cia, participando em igualdade de condições, com parte do capital social da firma. A firma Guilherme Silva & Cia. funcionou por 12 anos até que o Coronel Guilherme adquiriu a parte da firma que cabia a Fortunato Pinho Avelar & Cia, inclusive a fazenda Toca da Onça. Feito o distrato social, a nova firma passou a girar com a razão social de Guilherme Martins do Eirado e Silva.

Próximo feriado em Jaguaquara

Em 1912, foi iniciada a construção das primeiras casas que formariam o povoado Toca da Onça, cujo território fazia parte do município de Areia, atual Ubaíra. Sob a orientação e incentivo do Coronel Guilherme, que tinha o firme propósito de transformá-lo em cidade, o povoado começou a se desenvolver. Em 1913, após enfrentar diversas lutas, o senhor Guilherme Silva conseguiu a construção da estação da estrada de ferro Nazaré na sede do povoado.

Em 1915, o Coronel Guilherme conseguiu sua segunda vitória: a aprovação e sanção da Lei nº 174, criando o município de Jaguaquara. A cidade foi se desenvolvendo ao longo dos anos e hoje é conhecida por sua produção agrícola, principalmente de cacau e café, além de ter forte presença no comércio da região.

Com sua história rica em batalhas e conquistas, Jaguaquara é uma cidade de grande importância para o estado da Bahia e para o Brasil. Sua população acolhedora e trabalhadora é um exemplo de força e determinação na luta pelo desenvolvimento da região e do país.

DEIXE UM COMENTÁRIO