Feriados 2023 Itatiba: Itatiba, uma cidade com história e cultura

Feriados Itatiba 2023

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
20 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
21 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
22 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
07 DE ABRIL Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
08 DE JUNHO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
09 DE JULHO Feriado Estadual (Revolução Constitucionalista)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
08 DE SETEMBRO Feriado Municipal
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
01 DE NOVEMBRO Feriado Municipal (Aniversário Itatiba)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
20 DE NOVEMBRO Feriado Municipal (Dia da Consciência Negra)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados São Paulo (nacionais e estaduais).

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Itatiba 2023 cidade que está localizada em São Paulo, estado cuja sigla é SP.

Itatiba é uma cidade situada no estado de São Paulo, no território de Jundiaí, nos seus limites com as antigas vilas de Atibaia, Bragança e Campinas. Essa cidade teve início com a história da ocupação e posterior fundação em meados do século XVIII, por volta de 1750. Até essa época, essa área não era ocupada pelo homem, mas isso não significa que ela fosse desconhecida.

Feriados Itatiba SP

A cidade começou a ser povoada quando se descobriu que as terras que compõem o município eram fertilíssimas. Logo, em 1786, a história registrou a existência de 12 famílias pioneiras residindo na região onde, tempos depois, seria fundada a cidade de Itatiba. Esses primeiros moradores estabeleceram-se nas margens do Rio Atibaia e deram início a um núcleo rural que recebeu o primitivo nome de Bairro do Atibaia. Tais bairros eram formados pelo conjunto de sítios e fazendas distantes dos núcleos urbanos e cujos moradores, vizinhos uns dos outros, reuniam certas afinidades econômicas, sociais e religiosas.

Próximo feriado Itatiba

Desde então, a cidade tem progredido. Em 1792, por exemplo, o núcleo já abrigava 42 famílias, num aumento espetacular de quase 200% em relação a 1786. Mas, o ano de 1792 nos revela também uma outra particularidade, pois foi justamente naquela época que Itatiba recebeu um de seus mais célebres moradores: o jundiaiense Antonio Rodrigues da Silva, também conhecido como Sargentão, que possuía a patente de sargento e servia na 6ª Companhia do 1º Regimento de Infantaria e Milícias de Jundiaí.

Feriados em Itatiba

A importância desse personagem na nossa história é muito grande, pois foi ele o introdutor do culto a Nossa Senhora do Belém, cuja primitiva imagem ele trouxera consigo provavelmente de Minas Gerais. Instalado em seu sítio no atual bairro do Cruzeiro, Antonio Rodrigues construiu uma pequena capela que, a partir de então, passou a ser o centro religioso e social da antiga comunidade do Bairro de Atibaia.

Com terras tão promissoras, formou-se uma forte corrente migratória e a população aumentou sobremaneira. Diante dessa circunstância, os moradores decidiram construir uma outra capela para substituir a primitiva, então localizada no bairro do Cruzeiro. Para isso, reuniram-se o Sargentão e seu amigo Raimundo Cardoso de Oliveira para adquirir, em 1822, uma grande gleba na colina vizinha, no quadrante leste, muito mais suave e propícia para a constituição do núcleo urbano. Em agosto de 1823, a escritura dessas terras foi registrada no cartório de Jundiaí, sendo, em seguida, doadas como patrimônio da Capela de Itatiba.

Feriados 2023 Itatiba

Hoje, Itatiba é uma cidade com mais de 115 mil habitantes, um grande centro industrial e comercial, além de ter um rico patrimônio histórico e cultural. Conta com várias opções turísticas, como a Fazenda do Chocolate, a Torre do Castelo, o Parque Luiz Latorre, o Museu Municipal, entre outros.

A cidade ainda conta com uma arquitetura tradicional que remete ao passado histórico do município. O Museu Municipal, por exemplo, fica em um casarão do século XVIII que foi reformado para abrigar as exposições; já o Centro Histórico possui diversos casarões e construções antigas que pedem uma visita.

Itatiba é uma cidade que consegue unir tradição e modernidade, tornando-se um local para quem quer conhecer mais sobre a história e cultura do Brasil. Visite a cidade e conheça tudo o que ela tem a oferecer.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Entrar na Área Restrita