Feriados Itambé 2024 lista da cidade feriados 2024 Itambé BA

Feriados Itambé 2024: Itambé é uma cidade localizada no interior do estado da Bahia, com uma população de aproximadamente 27 mil habitantes segundo os dados do IBGE de 2020. A cidade tem uma história rica e começou com o nome de Verruga, devido ao rio que corta a região. Somente após a sua elevação a município é que recebeu o nome que conhecemos atualmente.

Feriados Itambé 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Itambé 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
20 DE JANEIRO Feriado Municipal
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
24 DE JUNHO Feriado Municipal
02 DE JULHO Feriado Estadual (Independência da Bahia)
12 DE AGOSTO Feriado Municipal (Aniversário Itambé)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Bahia (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Itambé

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Itambé 2024 cidade que está localizada em Bahia, estado cuja sigla é BA.

Um dos primeiros registros sobre a região é o das tribos indígenas Mongoiós que habitavam a área onde hoje é Catulé Grande, a 60 quilômetros a oeste da sede municipal. Eles resistiram bravamente aos colonizadores que tentavam se estabelecer na região. No entanto, pouco se sabe sobre os povos indígenas que habitavam Itambé antes da chegada dos portugueses.

Feriados Itambé BA

As primeiras penetrações no território foram iniciativas da Coroa Portuguesa, que projetou a construção de estradas para ligar o interior do estado ao litoral. Foi João Gonçalves da Costa, sertanista, quem conseguiu rasgar estradas através da mata e obteve uma doação de larga área da administração colonial por volta de 1752.

Feriado em Itambé

Em 1890, uma grande seca no alto sertão da Bahia obrigou várias famílias a procurarem outras regiões que estivessem protegidas do flagelo. E foi assim que os primeiros moradores de Itambé se estabeleceram no local. O pioneiro Manoel Balbino da Paixão se estabeleceu às margens do rio Verruga, seguido pelo Manoel Raimundo da Fonseca e pelo tenente Maximino Martinho de Oliveira em Barra do Choca. Outro pioneiro, Estevam Gonçalves de Oliveira, também se estabeleceu na região.

Próximo feriado em Itambé

A presença religiosa também marcou os primórdios de Itambé, com Frei Luís construindo uma pequena capela na Fazenda Santa Maria e contribuindo para a catequese dos indígenas.

Itambé foi criada como município pela Lei estadual n.° 2.042 em 12 de agosto de 1927, desmembrada de Vitória da Conquista e com sede no antigo povoado de Verruga. O município era constituído por um único distrito até que, em 1938, adquiriu o distrito de Itatinga, posteriormente alterado para Itapetinga. Em 1952, Itapetinga se tornou um município próprio, deixando Itambé com dois distritos: a sede e Catolèzinho.

Hoje, Itambé é um importante centro da região e oferece diversas atrações turísticas, como o Castelo de Luís Gusmão, a Praça Coronel Osório Ferraz, a Serra do Piripiri e as praias da Costa do Cacau que ficam a poucos quilômetros da cidade. Além disso, a cidade é conhecida por sua culinária regional, com destaque para a cachaça e as comidas típicas como o bode assado, a buchada de bode e a cocada.

Itambé é uma cidade que possui uma rica história e que atualmente é um importante centro econômico e turístico da região. Todo o seu legado cultural e sua beleza natural merecem ser descobertos e explorados pelos visitantes que buscam conhecer melhor a Bahia.

DEIXE UM COMENTÁRIO