Feriados Indaiatuba 2024 cidade feriados 2024 Indaiatuba SP

Feriados Indaiatuba 2024: Indaiatuba é uma cidade localizada no interior do estado de São Paulo, com uma rica história que remonta ao século XVIII. Até então, a região era composta apenas pelas Vilas de Itu e Jundiaí, mas o governo português implementou uma política de incentivo à produção de açúcar para estimular o povoamento do interior de São Paulo e criar núcleos de população para enfrentar um possível avanço dos espanhóis no sul do país.

Feriados Indaiatuba 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Indaiatuba 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
02 DE FEVEREIRO Feriado Municipal
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
09 DE JULHO Feriado Estadual (Revolução Constitucionalista)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
09 DE DEZEMBRO Feriado Municipal (Aniversário Indaiatuba)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados São Paulo (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Indaiatuba

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Indaiatuba 2024 cidade que está localizada em São Paulo, estado cuja sigla é SP.

O povoado de Indaiatuba nasceu como um dos bairros rurais da Vila de Itu, no caminho por onde passavam as tropas para o sul do Brasil e para as vilas mineradoras de Mato Grosso e Goiás. Naquela época, os caminhos para o interior eram estreitos e eram percorridos com o auxílio de mulas, burros e cavalos, que transportavam todo o comércio regional e de exportação.

Feriados Indaiatuba SP

Com uma pequena população que vivia, sobretudo, de suas roças de milho e feijão, o arraial também era chamado de Cocaes, por conta dos campos de palmeiras Indaiá que ficavam por ali. Durante os séculos XVIII e XIX, o núcleo urbano de Indaiatuba foi se expandindo e prosperando a partir da produção de açúcar e aguardente. De fato, em cem anos, cresceu o número de engenhos a tal ponto que, por volta de 1850, já não havia um só córrego com queda suficiente para mover uma roda d'água que não tivesse já a sua fábrica de fazer açúcar.

Feriado em Indaiatuba

Com o tempo, foram se fixando em torno dessas fazendas de açúcar, pessoas que viviam do comércio e da fabricação artesanal de produtos para os habitantes próximos. O núcleo urbano de Indaiatuba se estabeleceu, portanto, em torno do Largo da Igreja, como era costume na época. A história política de Indaiatuba começou com a ereção de sua capela curada, por meio da doação de alguns imóveis feita à capela por Pedro Gonçalves Meira, em 1813.

Próximo feriado em Indaiatuba

Graças a essa doação, Pedro é considerado o fundador da cidade. A capela curada permitiu ao pequeno bairro ser o centro civil local, uma vez que a partir dali era possível realizar batismos, casamentos e sepultamentos. A padroeira inicial era Nossa Senhora da Conceição, mas após a morte de Pedro, seu irmão Joaquim passou a cuidar da capela e a transformou em sua padroeira, Nossa Senhora da Candelária. Essa capela, hoje ampliada e reformada, é a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária.

Na segunda metade do século XIX, o café foi ganhando cada vez mais espaço na economia local, substituindo gradualmente a produção de açúcar. O cafeicultor Joaquim Emígdio de Campos Bicudo comprou a propriedade do espólio do padre Roriz e juntou a antiga fazenda de Pau Preto a uma chácara vizinha que já possuía e à chácara onde estava o casarão. Lá, construiu uma nova área, feita conforme o padrão das indústrias inglesas do século XIX, de tijolo à vista. Foi ali que ele instalou a primeira máquina de beneficiar café da cidade, movida a vapor.

Atualmente, Indaiatuba é uma cidade moderna, com uma economia diversificada que abrange setores como comércio, indústria, serviços e agricultura. A cidade possui inúmeras empresas de grande porte que contribuem para o crescimento econômico da região, além de contar com um forte setor de turismo, especialmente no que se refere ao turismo rural e gastronômico. Alguns dos pontos turísticos mais visitados da cidade incluem o Parque Ecológico de Indaiatuba, o Museu Ferroviário de Indaiatuba e o Casarão Pau Preto.

DEIXE UM COMENTÁRIO