Feriados Iguatu 2024 lista da cidade feriados 2024 Iguatu CE

Feriados Iguatu 2024: Localizada no estado do Ceará, Iguatu possui uma história rica e fascinante, que remonta a séculos atrás. A cidade foi fundada por colonos que se estabeleceram na margem esquerda do rio Jaguaribe, em uma ribeira chamada Quixelô. O desbravador ergueu sua moradia com cerca de pau-a-pique, fortificada contra possíveis ataques dos nativos que habitavam a região. Com o tempo, a fazenda foi instalada e a região começou a prosperar.

Feriados Iguatu 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Iguatu 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
25 DE JANEIRO Feriado Municipal (Aniversário Iguatu)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
19 DE MARÇO Feriado Municipal (São José)
19 DE MARÇO Feriado Estadual (Dia de São José)
25 DE MARÇO Feriado Estadual (Abolição da escravidão no Ceará)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
26 DE JULHO Feriado Municipal
15 DE AGOSTO Feriado Estadual (Dia de Nossa Senhora da Assunção)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Ceará (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Iguatu

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Iguatu 2024 cidade que está localizada em Ceará, estado cuja sigla é CE.

A coisa começou a ficar séria por volta de 1719, quando o coronel Gregório Martins Chaves assumiu a missão de administrar as terras entre os sertões de Quixelô e São Mateus. Mas olha, o padre João de Matos Serra já tinha feito um trabalho e tanto em 1707, missionando os quixelôs no lugar que viria a ser conhecido como Telha, o embrião de Iguatu.

Feriados Iguatu CE

Os indígenas, que já sabiam mexer com a terra, fizeram o povoado prosperar. A freguesia foi criada em 1831, sob a invocação de Nossa Senhora Santana, e a coisa começou a andar mesmo a mais de quatrocentos quilômetros do Governo da Província. O distrito foi criado com o nome de Telha em 1831, virou vila em 1851 e finalmente cidade em 1874. Mas, olha, ainda tinha uns capítulos para se desenrolarem nessa história.

Feriado em Iguatu

É que em 1883, por obra de uma lei provincial, o município de Telha mudou de nome, virando Iguatu. E desde então, Iguatu só cresceu. Mais distritos foram sendo criados, alguns até mudaram de nome ao longo dos anos. Teve um período em que o município era composto por 10 distritos, cada um com sua identidade e importância.

Próximo feriado em Iguatu

A década de 1960 trouxe algumas mudanças na configuração do município. Alguns distritos foram extintos e outros desmembrados para criar novos municípios. Quixelô, por exemplo, virou cidade em 1985. Mas Iguatu não ficou parada no tempo. Nos anos 90, foram criados e extintos alguns municípios que tinham sido anexados anteriormente, e a cidade consolidou-se com sua configuração atual, com sete distritos.

Hoje, Iguatu é mais do que uma cidade do interior cearense. É um caldeirão cultural, onde as tradições se misturam com o pulsar da vida moderna. A cidade que começou com uma moradia de pau-a-pique agora é um lugar que guarda as marcas dos séculos de história, das mudanças de nome aos desmembramentos e anexações. Iguatu é uma daquelas cidades que respiram história, e cada pedacinho de terra tem algo a contar sobre os bravos colonos, os indígenas que moldaram o lugar e os anos que transformaram essa região no que é hoje. E quem conhece Iguatu, sabe que por trás de cada rua e cada esquina, há sempre uma história que se desenrola, seja nas margens do Jaguaribe ou nos corredores do tempo.

DEIXE UM COMENTÁRIO