Feriados 2023 Guaraciaba: Guaraciaba é um município do estado de Santa Catarina, localizado na região da Zona da Mata de Minas Gerais. A cidade tem uma história rica, com seu povoamento iniciado em expedições lideradas pelo coronel Salvador Fernandes Furtado de Mendonça em 1704, onde foi descoberto ouro nas proximidades que hoje são conhecidos como Rio Bacalhau e Rio Piranga.

Feriados Guaraciaba 2023

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
20 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
21 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
22 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
07 DE ABRIL Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
26 DE MAIO Feriado Municipal
08 DE JUNHO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
25 DE JULHO Feriado Municipal
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
01 DE OUTUBRO Feriado Municipal (Aniversário Guaraciaba)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Santa Catarina (nacionais e estaduais).

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Guaraciaba 2023 cidade que está localizada em Santa Catarina, estado cuja sigla é SC.

A pequena povoação que surgiu foi inicialmente chamada de "Barra do Bacalhau", em referência ao local geográfico. Foi construída uma capela primitiva dedicada a Santa Ana, também chamada de Santana dos Ferros. Em 1749, foi autorizada a sua construção por meio de provisão episcopal, e em 1752, foi abençoada quando pertencia à freguesia de Guarapiranga. Hoje, no mesmo local, encontra-se a Matriz de Santana.

Feriados Guaraciaba SC

Durante os tempos da mineração colonial, a tradição local conta que houve a tentativa do Administrador Geral das Minas Gerais, Capitão-Mor de Mariana, de desviar o curso do rio Piranga no local conhecido como "Brecha", com o objetivo de encontrar um rico filão de ouro em seu leito. Os trabalhos duraram de dois a quatro anos e mobilizaram centenas de escravos, mas foram interrompidos pela morte repentina do administrador.

Próximo feriado Guaraciaba

O nome "Guaraciaba" apareceu pela primeira vez em uma lei de 1884, quando a freguesia de Barra do Bacalhau, criada em 1832 e pertencente à Diocese de Mariana, teve seu nome alterado para Santana de Guaraciaba. O distrito assumiu o mesmo nome em 1911. Seu nome vem da união dos vocábulos de origem tupi "Guaracyaba", que significa "cabelos cor do sol", em referência a uma lenda sobre uma índia loura remando em sua canoa nos rios locais.

Feriados em Guaraciaba

A cidade de Guaraciaba fica a uma altitude de 551 metros e sua posição geográfica é marcada pelas coordenadas de 20° 33` 54`` de Lat. S e 43° 00`12`` Long. W Gr. IBGE. O município tem uma área de 348,66 Km² (IGA - 1996) e subordina-se à Comarca de Ponte Nova.

Em 1948, com a Lei nº 336, Guaraciaba foi elevada à categoria de município, desmembrando-se de Piranga. Desde sua origem até quase a metade do século XX, a cidade esteve submetida a vários municípios, como Mariana, Piranga, Santa Rita do Turvo (atual Viçosa) e Ponte Nova.

Feriados 2023 Guaraciaba

Atualmente, Guaraciaba é uma cidade tranquila e acolhedora, com uma população de pouco mais de 5 mil habitantes (IBGE, 2020) e seu gentílico é guaraciabense. A cidade tem uma economia baseada na agricultura e pecuária, e conta com vários pontos turísticos interessantes, como cachoeiras, trilhas ecológicas, igrejas históricas e festas populares que celebram as tradições locais.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Entrar na Área Restrita