Feriados 2023 Faxinal do Soturno: Faxinal do Soturno é uma cidade localizada no estado do Rio Grande do Sul e tem uma população de aproximadamente 5 mil habitantes. A cidade se destaca por sua rica história, cultura e beleza natural.

Feriados Faxinal do Soturno 2023

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Feriado Municipal (Aniversário Faxinal do Soturno)
20 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
21 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
22 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
07 DE ABRIL Feriado Municipal (Sexta-Feira Santa)
07 DE ABRIL Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
08 DE JUNHO Feriado Municipal (Corpus Christi)
08 DE JUNHO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
16 DE AGOSTO Feriado Municipal (Dia de São Roque)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
20 DE SETEMBRO Feriado Estadual (Dia do Gaúcho)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Rio Grande do Sul (nacionais e estaduais).

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Faxinal do Soturno 2023 cidade que está localizada em Rio Grande do Sul, estado cuja sigla é RS.

A história de Faxinal do Soturno começa com a imigração italiana, que ocupou os cumes do nascedouro da Serra de São Martinho e fundou o povoado de Silveira Martins em 1877. Com o contínuo afluxo de imigrantes, novos núcleos foram sendo formados, entre os quais Vale Veneto, considerado o berço histórico do município de Faxinal do Soturno.

Feriados Faxinal do Soturno RS

O nome FAXINAL originou-se da denominação dada à vegetação que cobria esta região, na época da colonização, que era uma vegetação rasteira, tipo pastagem, com grupo de árvores esguias. O nome SOTURNO, por sua vez, teve sua origem, segundo relatos, quando da elaboração da carta geográfica da região. Um grupo que levantava a navegabilidade dos afluentes do Rio Jacuí, ao chegar no atual Rio Soturno, deparou-se na altura do atual município com pantanais, ribeirinhos ao rio, cobertos de mato cerrado e escuro, dando ao local e ao rio um aspecto soturno e perigoso.

Próximo feriado Faxinal do Soturno

Dentre os pioneiros, considerados os fundadores de Faxinal do Soturno, destacam-se 4 nomes: JOÃO BATISTA ZAGO, JOSÉ MARQUES RIBEIRO (Coronel Marques), VICENTE PIGATTO E VITÓRIO DE DAVID. João Batista Zago foi quem trouxe da Itália a imagem e a devoção a São Roque, padroeiro de Faxinal do Soturno. Foi ele também quem dirigiu a construção da primeira capela e da primeira escola.

Feriados em Faxinal do Soturno

Faxinal do Soturno emancipou-se do município de Cachoeira do Sul, em plebiscito realizado no dia 30 de novembro de 1958 e o novo município foi criado pela lei estadual nº 3711, de 12 de fevereiro de 1959. Hoje comemoramos como o Dia do município a data do plebiscito, 30 de novembro.

A cidade conta com alguns pontos turísticos, como a Igreja Matriz São Roque, construída em 1940, em homenagem ao padroeiro da cidade, e o Balneário Querência, localizado a cerca de 6 km do centro da cidade, que conta com piscinas e infraestrutura para aqueles que buscam relaxar e se refrescar do calor.

Feriados 2023 Faxinal do Soturno

Além disso, a cidade também é conhecida pela produção de frutas, especialmente de pêssegos e uvas, que são cultivados em larga escala na região.

Outra tradição do município de Faxinal do Soturno é a Festa do Pêssego, realizada anualmente no mês de janeiro, que conta com atrações culturais, gastronomia típica e a venda de produtos agrícolas produzidos na região.

Em resumo, Faxinal do Soturno é uma cidade com rica história e cultura, além de contar com belas paisagens naturais e uma produção agrícola forte na região. Vale a pena conhecer essa cidade encantadora do Rio Grande do Sul.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Entrar na Área Restrita