Feriados Eldorado do Carajás 2024 PA feriados da cidade

Feriados Eldorado do Carajás 2024: Eldorado do Carajás é um município do estado do Pará, localizado na região sul do estado, que teve sua origem ligada aos grandes projetos minerários locais. O nome Eldorado foi escolhido por representar a explosão mineral que a região vivenciava nos primeiros anos de sua formação, refletindo a busca pela "cidade perdida" e pelas "montanhas de ouro". O termo Eldorado, El Dorado em castelhano, significa "o homem dourado".

Feriados Eldorado do Carajás 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Eldorado do Carajás 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
15 DE AGOSTO Feriado Estadual (Adesão do Pará à independência do Brasil)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
13 DE DEZEMBRO Feriado Municipal (Aniversário Eldorado do Carajás)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Pará (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Eldorado do Carajás

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Eldorado do Carajás 2024 cidade que está localizada em Pará, estado cuja sigla é PA.

O município está próximo do grande complexo geológico regional: a Serra dos Carajás, que tem grande influência nos projetos mineralógicos desenvolvidos na região. O termo Carajás significa basicamente "estrela".

Feriados Eldorado do Carajás PA

Desde o início da década de 1970, Eldorado faz parte do projeto Grande Carajás, que envolve a instalação de uma infraestrutura para extração de minério da Província Mineral do Carajás. Eldorado se inseria nesta categoria do projeto, pois além de cumprir com um dos grandes objetivos do governo militar que era "promover a ocupação de vazios demográficos", também permitia a instalação de uma colonização de caráter agrícola, que viria a resolver dois problemas cruciais: migração da mão-de-obra e a produção local.

Feriado em Eldorado do Carajás

Eldorado do Carajás originou-se de um empreendimento particular, a fazenda/ gleba Abaeté, tendo como proprietário Geraldo Mendonça e sendo implantada dentro das terras do município de Marabá. Os primeiros colonos da gleba Abaeté foram Manoel Alves da Costa, que se instalou no local em 2 de maio de 1980, José Leandro e Cícero Tiago da Silva, todos com suas famílias. Outros colonos chegaram ao local atraídos pela implantação do projeto Grande Carajás e, posteriormente, pelo advento do garimpo de Serra Pelada.

Próximo feriado em Eldorado do Carajás

Conforme novos colonos chegavam, a importância da localidade de Eldorado do Carajás crescia. Em 1987, foi elevado à categoria de distrito do município de Marabá e, em 1991, foi criado o município de Eldorado do Carajás, com área desmembrada do município de Curionópolis.

Atualmente, a economia de Eldorado do Carajás é baseada principalmente na agricultura e na pecuária, além da extração mineral, que ainda é muito relevante na região. O município também conta com um bom potencial turístico, devido às belezas naturais da região, como cachoeiras, rios e a Serra dos Carajás.

A cidade é um local de grande importância histórica e cultural, sendo palco de eventos importantes como a chamada "Tragédia de Eldorado do Carajás", ocorrida em 17 de abril de 1996, quando 19 trabalhadores rurais sem-terra foram mortos pela polícia militar durante uma manifestação.

Eldorado do Carajás é uma cidade que guarda muitas histórias e riquezas naturais, além de ter uma economia diversa e promissora. É um local que merece ser conhecido e valorizado pela sua importância para o desenvolvimento do estado do Pará e para a história do Brasil.

DEIXE UM COMENTÁRIO