Feriados Dores do Rio Preto 2024 ES feriados da cidade

Feriados Dores do Rio Preto 2024: Dores do Rio Preto é um município que está localizado no estado do Espírito Santo, e sua história teve início no final do século XIX e início do século XX, quando mineiros e fluminenses chegaram em busca de terras para o cultivo do café. Mais tarde, italianos e seus descendentes se estabeleceram na região.

Feriados Dores do Rio Preto 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Dores do Rio Preto 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
07 DE ABRIL Feriado Municipal (Aniversário Dores do Rio Preto)
08 DE ABRIL Feriado Estadual (Dia de Nossa Senhora da Penha)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
14 DE SETEMBRO Feriado Municipal
15 DE SETEMBRO Feriado Municipal
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Espírito Santo (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Dores do Rio Preto

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Dores do Rio Preto 2024 cidade que está localizada em Espírito Santo, estado cuja sigla é ES.

Por situar-se no limite territorial de Minas com o Espírito Santo, a localidade recebeu a denominação de Divisa, e seu primeiro nome foi Vila Divisa, cujo terreno foi doado por Firmino Domingos Dias e pertencia ao município de Guaçuí.

Feriados Dores do Rio Preto ES

Em 1912, foi construída a Estrada de Ferro Leopoldina, que ligava Vila Divisa aos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, e essa ferrovia ajudou muito para o desenvolvimento e progresso local. Nessa época, entre 1912 e 1950, o distrito viveu seu apogeu comercial com a exportação de madeiras e cereais.

Feriado em Dores do Rio Preto

Sua denominação foi dada em homenagem à padroeira Nossa Senhora das Dores e ao Rio Preto, que banha a cidade. Além disso, Dores do Rio Preto foi palco da Guerrilha do Caparaó, com a instabilidade política ocorrida em 1964, período em que começou a Ditadura Militar no Brasil.

Próximo feriado em Dores do Rio Preto

Em 1967, as forças armadas montaram um esquema tático para capturar ex-militares que faziam parte do grupo revolucionário e que estavam refugiados no Parque Nacional do Caparaó. O exército usou como base de acampamento todos os municípios vizinhos, assim como Dores do Rio Preto.

Dores do Rio Preto também teve sua história ligada a outros municípios da região. Em 1896, foi criado o distrito de Rio Preto, subordinado ao município de Alegre. Em 1928, o distrito foi transferido para o município de Siqueira Campos, e em 1943, passou a denominar-se Divisa. Posteriormente, em 1963, foi elevado à categoria de município com a denominação de Dores do Rio Preto, desmembrado do município de Guaçuí.

Hoje, Dores do Rio Preto é constituído por três distritos: Dores do Rio Preto, Mundo Novo e São Raimundo da Pedra Menina. A cidade possui uma população de cerca de 8.000 habitantes, segundo dados do IBGE de 2020.

A economia da cidade é baseada na agricultura, principalmente na produção de café, cana-de-açúcar, mandioca e criação de gado. Além disso, o turismo também tem se destacado na região, especialmente devido à proximidade do Parque Nacional do Caparaó, que atrai muitos visitantes em busca das belas paisagens e das trilhas para cachoeiras e picos de montanha.

Dores do Rio Preto é uma cidade com uma rica história, que se mistura com a história de outros municípios da região. Apesar de sua pequena população, a cidade é um importante polo econômico e turístico da região, que vem crescendo e se destacando nas últimas décadas.

DEIXE UM COMENTÁRIO