Feriados 2023 Dianópolis: Dianópolis é um município do estado do Tocantins que possui um rico histórico, datando aproximadamente de 1750, quando se estabeleceram rústicas habitações de lavradores, pecuaristas e mineradores que viviam do que a terra, o gado, o ouro e a caça lhes davam. Com o passar dos anos, foram chegando aventureiros em busca de minerais e de índios, ganharam o Vale do São Francisco através de Minas Gerais e penetraram no território da capitania.

Feriados Dianópolis 2023

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
20 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
21 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
22 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
08 DE MARÇO Feriado Municipal (Dia internacional da mulher, de acordo com a ei nº 1190/2011)
18 DE MARÇO Feriado Estadual (Autonomia do Estado)
19 DE MARÇO Feriado Municipal (São José)
07 DE ABRIL Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
08 DE JUNHO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
26 DE AGOSTO Feriado Municipal (Aniversário Dianópolis)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
08 DE SETEMBRO Feriado Estadual (Padroeira do Estado)
05 DE OUTUBRO Feriado Estadual (Criação do estado)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
20 DE NOVEMBRO Feriado Municipal (Dia da Consciência Negra)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Tocantins (nacionais e estaduais).

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Dianópolis 2023 cidade que está localizada em Tocantins, estado cuja sigla é TO.

Nessa época existiam grandes aldeias de índios, dentre elas destacavam-se as tribos dos Gueguês, Assus, Acroás, Xacribás e Xerentes. O poderoso e temido grupo Xerente era a maior e mais belicosa. Eram temidos e por onde passavam deixava um rastro de sangue, dor e terror. Foi animado pelo sentimento de medo e ódio, que o povo solicitou proteção do governador Dom Marcos de Noronha – Conde dos Arcos – da então Capitania de Goiás.

Feriados Dianópolis TO

Atendido ao pedido, uma comitiva constituída de padres, jesuítas e homens experientes e instruídos chegou no interior do sertão com o objetivo de catequizarem os nativos. Assim foram fundados alguns aldeamentos, entre eles o Formiga e Missões. Nesses aldeamentos eram colocados os selvagens, capturados à força e conduzidos ao interior do aldeamento para serem devidamente educados e evangelizados.

Próximo feriado Dianópolis

Em 1751 foi edificado um aldeamento, nas proximidades do Ribeirão Formigas, com o nome de São Francisco Xavier do Duro, mais conhecido como Missões ou Missão, onde foram aldeados 600 índios da tribo Xacriabás. Em 1755 foram aldeados 250 índios da tribo Acroás. Esses aldeamentos foram feitos utilizando a força pelo coronel pernambucano Venceslau Gomes da Silva, a pacificação dos índios e a administração dos aldeamentos contaram com os jesuítas Bento Soares, Jose Batista e José Vieira, estes últimos vindos da Bahia, por solicitação do governador da capitania de Goiás – Dom Marcos de Noronha.

Feriados em Dianópolis

Conforme a versão popular, as índias Tapuia em suas andanças pelos arredores, encontraram pedras amarelas que foram levadas aos jesuítas. Estes constataram que tais pedras eram pepitas de ouro. Em decorrência desse fato, os índios ficaram responsáveis pela extração aurífera, tornando-se o local conhecido como “As Minas das Tapuia”, daí derivando os nomes D’oiro, D’ouro e Duro.

Segundo o historiador Palacin, os índios mantiveram conflitos permanentes com as frentes mineradoras da região de Natividade, Arraias, Conceição e Cavalcante, os quais foram combatidos pelo Cel. Wenceslau Gomes da Silva cumprindo determinações do Governador Geral da Capitânia D. Marcos de Noronha em apoio aos jesuítas Bento Soares e José Matos. Os episódios que marcaram a história da Vila do Duro foram protagonizados por índios que reagiam às imposições dos colonizadores. Ocorreram também disputas políticas entre os habitantes locais e os invasores.

Feriados 2023 Dianópolis

Com o passar do tempo, o povoado de Missões começou a receber um grande número de homens civilizados nas cercanias do aldeamento. Os Xacriabás não gostaram dessas penetrações, fugindo grande parte deles com a promessa de voltar para levar a imagem do santo São José, localizada na capela de Missões. Isso porque, durante o período em que estavam aldeados, afeiçoaram-se tanto à imagem do santo que agora julgavam lhe pertencer. No entanto, a tal promessa acabou não se cumprindo.

Atualmente, Dianópolis é uma cidade conhecida por sua riqueza cultural e história, possuindo diversos pontos turísticos para visitação, como a Cachoeira da Velha, a Praia de Luanda e a Festa da Cebola. A cidade também se destaca por sua economia baseada na agropecuária e mineração de pedras preciosas.

Percebe-se, portanto, que Dianópolis é uma cidade que conserva a história do Brasil, principalmente relacionada à colonização e à catequização que se iniciou no país. Além disso, a cidade apresenta um grande potencial turístico e econômico, sendo um lugar que vale a pena ser visitado e explorado.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Entrar na Área Restrita