Feriados Cruz Alta 2024 cidade feriados 2024 Cruz Alta RS

Feriados Cruz Alta 2024: Cruz Alta é uma cidade localizada no estado do Rio Grande do Sul, conhecida por sua rica história permeada por fatos políticos, militares e religiosos que marcaram a região. Fundada em 1821, a cidade surgiu a partir de uma petição de seus primeiros moradores e se consolidou como polo de invernada e pouso de tropeiros, que vinham de diversas regiões do país para comercializar animais na Feira de Sorocaba.

Feriados Cruz Alta 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Cruz Alta 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
18 DE AGOSTO Feriado Municipal (Aniversário Cruz Alta)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
20 DE SETEMBRO Feriado Estadual (Dia do Gaúcho)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Rio Grande do Sul (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Cruz Alta

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Cruz Alta 2024 cidade que está localizada em Rio Grande do Sul, estado cuja sigla é RS.

A história de Cruz Alta remonta ao final do século XVII, quando uma grande cruz de madeira foi erigida pelo padre jesuíta Anton Sepp Von Rechegg em 1698. Posteriormente, com a demarcação do Tratado de Santo Ildefonso em 1777, a linha divisória que separava as terras de Espanha e de Portugal cortava exatamente pelo local onde existia a cruz, tornando-se um grande corredor que recebia pessoas das mais variadas atividades.

Feriados Cruz Alta RS

Durante a Revolução Farroupilha, o município recém-criado foi alvo de incursões militares e especulações políticas em sua Câmara de Vereadores, além de receber o Alto Comando Farrapo em janeiro de 1841, com a presença de Bento Gonçalves, Giuseppe Garibaldi, Anita Garibaldi e David Canabarro, entre outros. Na Guerra do Paraguai, Cruz Alta forneceu um sem número de voluntários que pelearam sob o comando do Coronel Jango Vidal e do Brigadeiro José Gomes Portinho, nas Companhias de Voluntários e da 4ª Divisão de Cavalaria.

Feriado em Cruz Alta

Já na Revolução de 1893, o município ficou conhecido como Ninho dos Pica-paus e foi um dos palcos dos acontecimentos, onde a prática da degola foi mais intensa. Cruz Alta foi atacada em 26 de agosto de 1894 pelas tropas maragatas sob o comando de Aparício, irmão de Gumercindo Saraiva. Na Revolução de 1923, hordas de tropas circulavam incessantemente por seu território, onde os destinos da revolução eram maquinados.

Próximo feriado em Cruz Alta

Cruz Alta também foi importante para o desenvolvimento econômico do estado, pois o comércio de gado bovino era a principal atividade econômica da época. A cidade é conhecida por produzir grandes quantidades de açúcar, queijo e vinhos, tornando-se uma das principais referências na produção de alimentos na região.

Além de sua rica história, Cruz Alta conta com diversos pontos turísticos. Destaca-se a Praça General Firmino de Paula, uma das principais praças da cidade, a Igreja da Catedral Nossa Senhora da Conceição, a Casa de Cultura Justino Martins e o Museu Érico Veríssimo.

Cruz Alta também é referência no campo da educação, sendo uma cidade universitária com diversas instituições de ensino superior, como a Universidade de Cruz Alta e o Instituto Federal Farroupilha.

Enfim, a cidade de Cruz Alta é um importante marco da história do Rio Grande do Sul, com sua rica história política, militar e religiosa, além de ser referência no campo educacional e turístico. Uma cidade que merece ser visitada e explorada pelos amantes da história e cultura.

DEIXE UM COMENTÁRIO