Feriados Couto Magalhães 2024 TO veja feriados da cidade

Feriados Couto Magalhães 2024: Couto Magalhães é um município localizado no estado de Tocantins, no Brasil. Sua história começa em 1912, com a fundação do Presídio Santa Maria, que tinha como objetivo proteger o comércio e a navegação de uma empresa que havia sido incorporada por Fernando Delgado, em virtude do aviso de 05 de setembro de 1811. Porém, em 1813, o presídio foi cercado e assaltado por índios das tribos Xavantes e Carajás, que desejavam banir a civilização que se formava na região.

Feriados Couto Magalhães 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Couto Magalhães 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
18 DE MARÇO Feriado Estadual (Autonomia do Estado)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
08 DE SETEMBRO Feriado Estadual (Padroeira do Estado)
01 DE OUTUBRO Feriado Municipal (Aniversário Couto Magalhães)
05 DE OUTUBRO Feriado Estadual (Criação do estado)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Tocantins (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Couto Magalhães

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Couto Magalhães 2024 cidade que está localizada em Tocantins, estado cuja sigla é TO.

A fim de restabelecer o presídio, o Príncipe Regente D. João determinou a necessidade de povoamento do Vale Araguaia, mas essa medida foi protelada até o Governo de José Martins. O município de Couto Magalhães foi fundado em 1905, por aventureiros que se dedicavam à extração do caucho no município de Conceição do Araguaia, no Estado do Pará, e que deixavam suas famílias naquela localidade por temor aos índios que habitavam as matas do Rio Xingú.

Feriados Couto Magalhães TO

Em 1910, o alto valor do caucho determinou enorme movimento e intenso tráfego pelo Rio Araguaia, a artéria de escoamento da produção das matas. Em Porto Franco, estabeleceram-se alguns comerciantes, tornando o lugarejo um verdadeiro empório de altos negócios, despertando no Governo Estadual a ideia de implantar um Posto Fiscal que alcançou considerável renda. O município conseguiu ascender à categoria de município com relativa facilidade, com a Lei n° 664, de 28 de julho de 1919, tendo por sede o povoado Porto Franco, que passou a denominar-se Couto Magalhães, em homenagem ao bravo sertanista General José Vieira de Couto Magalhães, fundador da Companhia de Navegação a Vapor do Rio Araguaia. O município foi solenemente instalado em 20 de maio de 1920.

Feriado em Couto Magalhães

Com a desvalorização da borracha, o município de Couto Magalhães esteve em decadência, tendo até mesmo reduzido a sua população urbana. Em 1929, estava a Vila sede em decadência, quando o povoado de Santa Maria do Araguaia, da qual era subordinado, em pleno desenvolvimento, pleiteava a transferência da sede do município para aquele local. Com a advento da revolução em 1930, deu-se a mudança da sede de Couto Magalhães para o povoado de Santa Maria do Araguaia, atual Araguacema, que foi elevada a categoria de Vila pelo Decreto nº 860, de 18 de março de 1931, sendo a nova sede instalada no dia 09 de abril do mesmo ano, continuando, porém, o município a denominar-se Couto Magalhães.

Próximo feriado em Couto Magalhães

Daí em diante, a ex-vila de Couto Magalhães passou a ser Distrito subordinado à Vila de Santa Maria do Araguaia, até que a Câmara Municipal de Araguacema, por iniciativa do vereador José Wilson Leite, aprovou a Resolução n° 6, de 06 de maio de 1963, que autorizou sua emancipação através da Lei Estadual n° 4597, de 1° de outubro de 1963, de autoria do Deputado Jayme Florentino de Farias. Criou-se assim, novamente, o município de Couto Magalhães, que foi solenemente instalado em 1° de janeiro de 1964, tendo como seu primeiro administrador o Sr. João Alves Rego, designado pelo Governador do Estado.

Atualmente, Couto Magalhães é um município com economia baseada na agricultura (soja, milho, algodão, arroz, feijão, mandioca e melancia), pecuária (bovinos, suínos e aves), extrativismo (madeira, castanha-do-brasil e peixes) e serviços locais. O setor turístico está em crescimento, principalmente devido aos atrativos naturais, como os rios, cachoeiras, dentre outros. O município ainda tem uma rica cultura folclórica e celebra festas religiosas, como a Festa do Divino Espírito Santo e a Romaria de Nossa Senhora das Dores.

DEIXE UM COMENTÁRIO