Feriados Atalaia 2024 cidade feriados 2024 Atalaia AL

Feriados Atalaia 2024: Atalaia é uma cidade do estado de Alagoas, com cerca de 50 mil habitantes, que possui uma rica história que remonta ao período colonial do Brasil. Há duas hipóteses para a origem do nome “Atalaia”. A primeira afirma que o nome se deve ao fato de que as tropas comandadas por Domingos Jorge Velho, contratado para destruir o Quilombo dos Palmares, ficavam de “atalaia” (vigilância). Porém, essa hipótese não é bastante aceita pelos historiadores, pois o nome do município foi dado por D. José I somente em 1764, em homenagem, provavelmente ao Visconde de Atalaia, fidalgo português muito amigo de D. José I. Esta é a hipótese mais aceita.

Feriados Atalaia 2024

Veja na tabela abaixo os feriados Atalaia 2024 e programe sua agenda.

01 DE JANEIRO Feriado Nacional (Confraternização Universal)
01 DE FEVEREIRO Feriado Municipal (Aniversário Atalaia)
02 DE FEVEREIRO Feriado Municipal
12 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
13 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Carnaval)
14 DE FEVEREIRO Ponto Facultativo (Quarta-feira de Cinzas)
29 DE MARÇO Ponto Facultativo (Sexta-feira Santa)
21 DE ABRIL Feriado Nacional (Tiradentes)
01 DE MAIO Feriado Nacional (Dia do Trabalhador)
30 DE MAIO Ponto Facultativo (Corpus Christi)
24 DE JUNHO Feriado Estadual (São João)
29 DE JUNHO Feriado Estadual (São Pedro)
07 DE SETEMBRO Feriado Nacional (Independência do Brasil)
16 DE SETEMBRO Feriado Estadual (Emancipação política)
12 DE OUTUBRO Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida)
28 DE OUTUBRO Ponto Facultativo (Dia do Servidor Público)
02 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Finados)
15 DE NOVEMBRO Feriado Nacional (Proclamação da República)
20 DE NOVEMBRO Feriado Estadual (Morte de Zumbi dos Palmares)
08 DE DEZEMBRO Feriado Municipal
24 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Natal)
25 DE DEZEMBRO Feriado Nacional (Natal)
31 DE DEZEMBRO Ponto Facultativo (Véspera de Ano-Novo)

Clique no link para visualizar somente os feriados Alagoas (nacionais e estaduais).

Feriados 2024 Atalaia

Neste artigo você encontrará informações sobre os feriados Atalaia 2024 cidade que está localizada em Alagoas, estado cuja sigla é AL.

Acredite se quiser, mas Atalaia teve seus primeiros passos lá em 1692, quando Domingos Jorge Velho, contratado para dar um jeito no Quilombo dos Palmares, decidiu fixar moradia por essas terras. Ele construiu a Capela de Nossa Senhora das Brotas por volta de 1697, considerada a primeira edificação da cidade. E essa santa até hoje é a padroeira de Atalaia.

Feriados Atalaia AL

A saga de Domingos Jorge Velho foi intensa. Ele pediu à Coroa Portuguesa para mudar o nome do lugar para Vila Real de Bragança, em uma tentativa de acelerar o desenvolvimento da região sob a proteção da Casa de Bragança. Porém, o pedido foi negado por D. José I. A coisa só começou a se resolver em 1716, quando os filhos e a esposa de Domingos Jorge Velho finalmente receberam o decreto de doação da sesmaria, uma espécie de terra prometida.

Feriado em Atalaia

Aí entra em cena Manuel Álvares, o 10.° Ouvidor da Província de Alagoas, que intermediou o pedido dos habitantes para elevar o Arraial dos Palmares à categoria de vila. D. José I concordou, mas com uma condição: o lugar agora se chamaria Vila de Atalaia, em homenagem ao Conde de Atalaia, seu camarada pessoal. E foi assim, em 1º de fevereiro de 1764, que Atalaia foi oficialmente fundada, sendo a quarta vila criada em Alagoas, depois de Porto Calvo, Marechal Deodoro (antiga Alagoas) e Penedo.

Próximo feriado em Atalaia

O tempo foi passando, e em 5 de março de 1891, Atalaia foi promovida a cidade pelo governador Manuel de Araújo Góes. Desde então, a cidade tem carregado consigo um rico acervo histórico. Tem a Capela de São José, que começou como a Capela de Nossa Senhora das Brotas lá em 1697. Tem a imponente Igreja Matriz de Nossa Senhora das Brotas, erguida por Domingos Jorge Velho em 1701, com suas imagens antigas e um altar-mor de tirar o fôlego.

E não para por aí. Há a Casa Grande da Fazenda Jardim das Lajes, a Praça do Bicentenário, as ruínas da Usina Brasileiro (a primeira usina de Alagoas), da Usina Ouricuri, Vitória do Cacaú, e o casario histórico que emoldura a Avenida Barão José Miguel, no centro da cidade, e a Rua de Cima, no bairro da Cidade Alta.

Atalaia, com sua história marcada por lutas, homenagens e desenvolvimento, continua a ser um lugar especial para quem conhece seus cantos e recantos. E assim, entre as construções centenárias e os resquícios de um passado cheio de desafios, Atalaia segue sendo uma cidade que carrega nas veias a essência de uma Alagoas que ajudou a moldar. E que venham muitos mais capítulos para serem escritos nessa cidade com nome intrigante e alma autêntica.

DEIXE UM COMENTÁRIO