ALMANAQUE PRIDIE KALENDAS APRESENTA

 


 

 

 


CONFÚCIO

UM DOS MAIORES PENSADORES DA ANTIGUIDADE

(551-479 A.C)


Os seus ensinamentos ainda estão em evidencia, milhões de pessoas os seguem fielmente, como norma e filosofia de vida. Na China, principalmente, é venerado acima de todos os seres da terra; em todas as cidades, por menores que sejam, há templos onde se lhe rende culto, geralmente em templos suntuosos, em paredes pintadas com a cor vermelha.

O Almanaque "Pridie Kalendas", com enorme respeito e grande admiração, elegeu, para esta seção do nosso site, Confúcio, como sendo, com toda a justiça, um dos maiores aforistas da humanidade.

Apenas como um aperitivo, selecionamos algumas sentenças de Confúcio, extraídas da espetacular coleção "Tesouro da Juventude", volume  7, página 180.

"A sinceridade é principio e fim de todas as coisas. Sem a sinceridade nada seria possível."
"É próprio de uma alma grande vingar-se das injúrias com benefícios."
"Aquele a quem a calúnia, que penetra lentamente, não consegue ferir, e a quem tão pouco fazem dano as frases insidiosas é um homem inteligente. Com efeito, o homem que permanece impassível ante a calúnia e a difamação é um homem que vê a realidade das coisas."
"O homem nasce para se conduzir nobremente na vida."
"Não retificar um erro cometido involuntariamente é cometer um erro maior."
"Aquele que possui a virtude possui o principal."
"A virtude deve ser comum ao lavrador e ao monarca."
"Amemos os outros como a nós mesmos, sintamos as suas dores e as suas alegrias como se fossem as nossas dores e as nossas alegrias. E quando quisermos para eles o mesmo que queremos para nós; e quando temermos para eles o mesmo que para nós tememos- então seguiremos as leis da verdadeira caridade."
"O bom proceder consiste em sermos em tudo sinceros e conformarmos a alma com a vontade universal; isto é, fazer aos outros aquilo que desejamos que nos façam."
"O homem não deve viver retirado, mas entre a humanidade, participando de suas dores. "
"Corrigir os próprios defeitos e não os alheios não será o melhor sistema para chegar `à supressão do mal ? "
O sábio não se preocupa por não ser conhecido dos homens, e sim por não conhecer os homens. "
"O sábio não repele uma boa palavra só porque tenha partido de um mentiroso"
"Tenho eu a ciência ? Não. Não a tenho, mas quando alguém humilde me interroga, por mais ignorante que ele seja, eu examino a questão sem omitir coisa alguma."
"É mais difícil evitar a amargura na pobreza que a arrogância na riqueza. "
"Pode-se retirar à força um general do meio de seu exército; não se pode roubar a um homem a decisão de praticar a virtude."
"Aquilo que sabemos, saber que o sabemos; aquilo que não sabemos, saber que não o sabemos: - isto é que verdadeiramente saber. "
"Há coisas que um bom espírito não estuda, mas as que ele estudar não devem ser abandonadas antes que ele as conheça bem. Há coisas sobre as quais ele não medita, mas se o faz não as abandona sem lhes encontrar explicação. Há coisas sobre as quais ele não as interroga, mas se o faz não as abandona sem antes as haver compreendido. Há coisas que ele não procura distinguir, mas as que ele quer distinguir não as abandona sem que lhes tenha fixado a diferença. "

 Embora em castelhano, recomendamos aos nossos estimados visitantes, conhecerem mais algumas citações importantes de Confúcio, selecionadas com esmero e bom gosto .

Confúcio, professor, filósofo e teórico político, cujas idéias e pensamentos exerceram profunda influência sobre a civilização de toda a Ásia Oriental, na verdade, transformou-se em uma lenda.

Da sua vida privada, praticamente pouco se conhece, a não ser que descendia, com algum grau de acerto, da chamada "Nobreza Decadente", e que o seu nome de família era K'ung (Confúcio é a transformação em latim de K'ung Fu-tzu, ou , "Mestre K'ung".

Embora não centralizando, ou melhor, não tendo como objetivo primordial o estudo, como autodidata, tornou-se um dos homens mais brilhantes da época.

Vivamente impressionado com a extrema miséria, os desmandos administrativos, principalmente a corrupção que predominavam na China, dedicou-se com afinco à busca para dirimir os sofrimentos dos mais humildes.

O que se convencionou chamar de "Confucionismo", na realidade é transcendental e, evidentemente, centenas, provavelmente milhares de páginas, ainda assim, não seriam suficientes para enaltecer a doutrina e a grandeza desse genial pensador; sendo assim,o que apresentamos  na atual reportagem, deve ser considerado, como um resumo, um norteador para eventuais pesquisas.

A seguir, disponibilizamos alguns endereços eletrônicos que, com toda a certeza, darão maiores subsídios para entendimento da vida e obra desse monumento do saber que foi Confúcio: