ALMANAQUE "PRIDIE KALENDAS"

 

CALENDÁRIO JUDAICO - ANO DE 5771 - 2010/2011)

CONCILIADO COM O CALENDÁRIO GREGORIANO (CIVIL)

 

 

Como podemos apreciar na tabela, o ano judaico teve o seu inicio em 9 de setembro de 2010, Primeiro de Tishrei, uma quinta-feira e terminará em 28 de setembro de 2011, 29 Elul, uma quarta-feira.

A padronagem acima, com ligeiras adaptações para esta tela, pertencem ao projeto denominado CAJUPE, um calendário de mão, permanente,  com todos os direitos adquiridos pelo almanaque "Pridie Kalendas", inclusive patente Modelo de Utilidade.

 

HISTÓRIA E PROCEDIMENTOS DO CALENDÁRIO JUDAICO

O calendário judaico, além de civil, orienta-se por normas religiosas bastante rígidas. Sob o ponto de vista funcional ou, como queiram, sistemático, é um dos mais precisos calendários conhecidos pela humanidade.

Apenas como um aperitivo, para que os Amigos tenham uma idéia, por volta de 360-365 da chamada Era Cristã, Hillel II, considerado o último patriarca, o qual estabeleceu bases astronômicas para o cálculo do MOLÁD (Nascimento da lua).

Determinou que entre um MOLÁD e outro houvesse um intervalo de tempo de:

29, 5305941358 dias médios ou,

29 dias, 12 horas, 44 minutos e 3 segundos e 1/3

Comparando com a revolução sinódica astronômica de 29,5305881 dias médios, temos uma diferença de 0,52149312 segundos por lunação.

A complexidade de conciliação entre os sistemas judaico e gregoriano, a importância das datas festivas religiosas, foram fatores preponderantes para o almanaque "Pridie Kalendas" juntar-se ao espetacular e insuperável KALUACH, e disponibilizar on-line o calendário judaico permanente eletrônico.

Em assim sendo, querendo comparar e melhor entender os conceitos sistêmicos das imagens acima, principalmente perpetuando as conciliações entre os sistemas judaico e gregoriano, convidamos-lhes a clicar na seta

 


Voltar >>>   Home >>>