O ano bissexto de 1844 teve o seu início em uma segunda feira, caindo o dia 29 de fevereiro em uma quinta, e o último dia do ano, 31 de dezembro de 1844, em           uma terça feira.

O Almanak foi publicado anualmente pela Corte Real entre 1844 e 1889. Relacionava os oficiais da Corte e dos ministérios. Eram incluídos também seções sobre os oficiais provinciais do Rio de Janeiro e ainda um suplemento cobrindo um leque de informações sobre a legislação, dados do censo e propaganda comercial

O Latin-American Microform Project (LAMP) no Center for Research Libraries (CRL) foi patrocinado pela Fundação Andrew W. Mellon para produzir imagens digitais de séries de publicações emitidas pelo Poder Executivo do Governo do Brasil entre 1821 e 1993, e pelos governos das províncias desde as mais antigas disponível para cada província até o fim do Império em 1889. O projeto proporciona acesso via Internet aos documentos, facilitando assim a sua utilização por pesquisadores e prestando apoio às pesquisas latino-americanas nesta iniciativa patrocinada no hemisfério pela Fundação Andrew W. Mellon. 

Brazilian Government Document Digitization Project
Almanak Laemmert (1844-1889)

Para eventuais interessados, principalmente pesquisadores, vale a pena acessar o espaço, pois é de uma preciosidade impar; além do acervo em epígrafe, você poderá encontrar:

Mensagens dos Presidentes das Províncias (1830-1930)

Mensagens Executivas (1889-1993)

Relatórios Ministeriais (1821-1960)

NOTA:- Caso conheçam almanaques não oficiais, de editores particulares,mais antigos, favor entrar em contato com:

[email protected]